Domingo marcado pela chuva muda rotina dos soteropolitanos

Avenidas importantes da cidade ficaram alagadas por algumas horas

  • Foto do(a) author(a) Vinicius Harfush
  • Vinicius Harfush

Publicado em 31 de março de 2019 às 18:25

- Atualizado há um ano

. Crédito: Evandro Veiga/ CORREIO

A instabilidade do clima em Salvador nos últimos dias tem mexido com a rotina dos baianos. E o domingo (31) que começou com sol na maioria dos bairros de Salvador, também foi marcado pela chuva intensa em alguns pontos. 

Por volta do meio-dia, a chuva começou a cair e logo algumas regiões apresentaram retenção d´água na pista. As avenidas Adhemar de Barros, Oswaldo Cruz e Centenário foram os principais pontos de alagamento. A Avenida Garibaldi foi um ponto de rentenção d´água (Foto: Evandro Veiga/ CORREIO) E foi nessa última, na altura do bairro da Barra, que o vendedor Gabriel Borges, 21 anos, resolveu levar o seu carrinho para vender salgadinhos. Mas a chuva não contribuiu muito para as vendas e ele afirma que são mais fracas quando o tempo está assim: “Quando está chovendo a gente se vira, fico em baixo do ponto de ônibus, passarela ou então passa um plástico para cobrir tudo e sair vendendo”, afirmou

Essas são situações comuns para quem trabalha na rua todos os dias. O motorista de ônibus, Gilmar, 40, é morador do Cabula e, quando saiu de manhã para esperar o início da sua jornada de trabalho não imaginava que fosse chover daquela forma. 

“Estava um pouco nublado, mas sem chover. Quando cheguei ali no Ogunjá começou a chuva pesada e veio até aqui a Centenário”, afirmou, acrescentando que rodar na chuva é sempre muito perigoso. “A gente perde a aderência do pneu no asfalto, então é preciso mesmo reduzir a velocidade e aumenta muito a atenção”. O guarda-chuva virou acessório indispensável neste domingo (31) (Foto: Evandro Veiga/ CORREIO) Mas tem gente que gosta do clima de inverno baiano para sair de casa e trabalhar. Apesar do alagamento que enfrentou no Dique do Tororó ao meio-dia, o taxista Antônio Souza, de 51 anos, garante que a chuva na cidade é sinônimo de um dinheiro a mais na conta. “Na verdade eu ganho mais com corrida na chuva do que no normal. Enquanto está aquele clima nublado sempre vai ter um passageiro para fazer corrida, as pessoas têm pressa para achegar em casa, para saírem logo do problema”, disse.

Assim como o tempo, os moradores de Salvador também são bastante imprevisíveis. Enquanto a maioria resolve ficar em casa, ou tenta ao máximo escapar da chuva, tem gente que não abre mão da diversão por causa disso. No bairro do Rio Vermelho, um dos mais atingidos por causa dos alagamentos, o grupo que se reúne quase todos os dias para jogar bola no campo próximo ao largo da Dinha não deixou de marcar presença hoje. Não existe tempo ruim para essa galera no Rio Vermelho (Foto: Vinícius Harfush)  Antes mesmo de começarem a jogar, os estudantes Luis Felipe e Gabriel Vitório precisam tirar bastante água de dentro do campo, que estava completamente alagado. “Todo dia a gente te vem jogar bola aqui, hoje combinaram de vim mais cedo mesmo com a chuva e já estava tudo alagado. Mas não dá para deixar de jogar né?”, afirmou Luis enquanto tirava com o pé um pouco da água.

*Com orientação da editora Ana Cristina Pereira