Donald Glover: negro, multitalentoso e no topo do showbiz

Hagamenon Brito

  • D
  • Da Redação

Publicado em 28 de maio de 2018 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

A série Atlanta (Netflix e Fox Premium), que ele descreve como "Twin Peaks com rappers", lhe rendeu dois Globo de Ouro e dois Emmy em 2017. A estreia da segunda temporada, em março passado, porém, nem sequer foi o acontecimento mais importante do ano para o artista americano Donald Glover, 34.

Multitalentoso, ele viu Childish Gambino, o seu alterego no rap e no R&B, quebrar a internet no dia 5 de maio com o videoclipe de This is America, um pequeno e poderoso filme antirracista que já ultrapassou 198 milhões de visualizações no YouTube. A canção instalou-se no topo da parada de singles da revista Billboard (EUA) e reafirmou a qualidade de Donald Glover também na música.  Donald Glover, 34 anos, faz sucesso atualmente na TV, no cinema e na música ao mesmo tempo, onde encarna Childish Gambino, o seu alterego no rap  (Foto/Divulgação)  Este ano, Childish Gambino já havia concorrido ao Grammy em cinco categorias com o álbum Awaken, My Love!, saindo vencedor com a canção Redbone, também presente na trilha do grande filme Corra!, de Jordan Peele.

O sucesso, que inclui o charmoso personagem Lando Calrissian em Han Solo: Uma História Star Wars, transformou Glover no Donald mais procurado neste momento na internet, nos Estados Unidos, superando dois patos: o da Disney e o destrambelhado que está na Casa Branca.

Vitorioso ao mesmo tempo em várias atividades na indústria hollywoodiana, é curioso notar que Glover, nascido numa base aérea na Califórnia, cresceu numa família Testemunha de Jeová, sem TV, filmes e festas de aniversário. Os seus pais diziam que o mundo era muito perigoso.

"Quando algo chegava até a gente, era muito incrível. Pequenas coisas totalmente normais para os outros eram fascinantes para a gente", disse numa entrevista. 

Para Donald Glover, o humor e a crueza do seu trabalho vieram das tragédias que ele viu acontecer ao seu redor, pois sua mãe trabalhava numa cheche e ajudava as crianças mais carentes.

O novo leão Simba - A falta de opções de diversão na casa da família fez com que Glover e o irmão Stephen, que é rapper e também escreve roteiros de Atlanta, dessem asas à imaginação . Eles inventavam comerciais, dublagens falsas e comerciais de TV.

O humor especial de Glover pode ser observado nas brincadeiras ambiciosas de Atlanta, como uma criança negra usando pintura branca no rosto numa sala de aula, sem que isso seja explicado na narrativa, e um jovem negro fazendo o papel de Justin Bieber.

Intérprete de Simba na nova versão de Rei Leão, que terá também a estrela Beyoncé e estreia em 2019,  Glover começou a carreira na televisão, com 23 anos, como um dos roteristas da série 30 Rock.

Depois, foi convidado a fazer parte de Community, que teve seis temporadas, e a partir de 2015 começou a ter pequenos papéis em grandes produções de Hollywood.

No auge da carreira, ele encara o sucesso sem estresse e diz que uma carreira no showbiz é "um pouco como surfar": "Você pega a onda, o ritmo dela, e deixa ela te levar". Típico de um homeboy sagaz.  

THIS IS AMERICA  

Dirigido por Hiro Murai, o videoclipe do rapper Childish Gambino (alterego de Donald Glover na música) virou um fenômeno pop com mais de 198 milhões de visualizações em três semanas e o single no topo da parada da Billboard. Muito político, o clipe denuncia a violência das armas, o racismo e os abusos policiais nos EUA.

LANDO CALRISSIAN Dono de um Globo de Ouro pela atuação na série Atlanta, Donald Glover vive o  contrabandista Lando Calrissian no filme Han Solo: Uma História Star Wars, em exibição nos cinemas. Em 2019, Glover vai emprestar a voz para Simba na nova versão do clássico da Disney e há notícias de que ele poderá estar em Pantera Negra 2.

ATLANTA

Escrita, produzida e estrelada por Glover, a série conta a vida de um rapaz pobre que largou a universidade e tenta gerenciar a carreira do primo traficante aspirante a rapper. Premiada com dois Emmy e dois Globos de Ouro, Atlanta tem um humor diferente. No Brasil, a segunda temporada estreou em março no Fox Premium. Na Netflix, a segunda temporada chega em outubro e a primeira está disponível no catálogo.

***

MOTIVOS PARA OUVIR A TRILHA SONORA DE 13 REASONS WHY O álbum com a trilha da segunda temporada de 13 Reasons Why tem clássicos do rock inglês dos anos 80: Love Vigilantes (New Order), The Killing Moon (Echo & The Bunnymen), Cities in Dust (Siouxsie & The Banshees), Strenght (The Alarm) e Watch Me Bleed (Tears For Fears); dueto entre os novatos Billie Eilish e Khalid (Lovely); o garoto YUNGBLUD (Falling Skies); Selena Gomez (Back To You), produtora da série; e parte dos lucros das vendas será destinada à instituições que previnem o suicídio de jovens.

***

WADO LANÇA MAIS UM BOM ÁLBUM Depois do ótimo Ivete (2016),  trabalho inspirado pela axé music, o cantor e compositor Wado mantém a criatividade em alta com Precariado, seu 10º álbum de estúdio. Sob a influência do samba e das ideias do filósofo americano Noam Chomsky, Wado (um catarinense radicado em Maceió) recebe convidados como Kassin, Baleia, Momo, Morfina e o baiano Teago Oliveira (Maglore), em canções bem resolvidas do pop contemporâneo e experimental ao mesmo tempo. O talentoso Wado merece atenção, sempre.

Ouça o álbum completo