Dono de lava a jato tenta por fogo no corpo dentro de prefeitura na BA; veja

Segundo ele, Município lhe deve R$ 60 mil; ameaça foi para cobrar dívida

Publicado em 1 de março de 2018 às 12:32

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Reprodução

Numa atitude de desespero, Anderson de Jesus Almeida, dono de um lava a jato, tentou atear fogo ao próprio corpo dentro do prédio da Prefeitura de Dias D’Ávila, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). O motivo foi, segundo ele, uma dívida de pouco mais de R$ 60 mil da prefeitura com seu estabelecimento.

De acordo com informações da Polícia Militar, houve pânico no local e o prédio precisou ser esvaziado. Foram duas horas de negociação até o homem, conhecido na região como Fala Mansa, desistir do ato.

Ainda conforme a polícia, que iniciou a negociação, ele recebeu parte do pagamento. Após a situação ser controlada, Fala Mansa foi levado de ambulância para uma Unidade de Pronto Atendimento de Urgência (UPA) da cidade, onde permanecia internado até o fim da tarde.

A PM recebeu, por volta de 8h40, o chamado e foi para o local. o homem subiu uma escada, parou num vão e passou a chamar a atenção das pessoas, que desesperadas, tentavam, aos gritos, convencê-lo de desistir de atear fogo ao próprio corpo.

A PM isolou a aérea e tentou negociar para que ele desistisse. "Com a recusa, os policiais militares acionaram uma psicóloga da prefeitura para dar continuidade à negociação", explicou, em nota, a corporação. Então, um funcionário da prefeitura realizou parte do pagamento e o homem desistiu da ameaça. 

Um médico da prefeitura também participou da negociação. Familiares do homem também foram chamados para ajudar os policiais. “Ele disse que estava cheio de dívidas, inclusive com agiotas. Então, numa atitude desesperada, jogou gasolina no corpo e ameaçou com um isqueiro atear fogo em si mesmo”, contou um policial civil.Antes, Fala Mansa tentou falar com a prefeita Jussara Márcia (PT), mas não conseguiu. “Um policial civil que o conhecia o convenceu a desistir da ideia por volta das 11h30”, disse outro policial.

O homem é proprietário de um lava a jato da cidade e prestou serviços de lavagem de veículos para o Executivo municipal. Até o momento, nenhuma ocorrência foi registrada na 25ª Delegacia (Dias D'Ávila). O delegado titular da unidade, Vitor Eça, disse que Fala Mansa não será enquadrado em crime algum. "Suicídio e tentativa de suicídio não são crimes. E ele nem chegou a tentar, ficou apenas nos preparativos", explicou o delegado ao CORREIO.

Irregularidades A Prefeitura Municipal de Dias D'ávila alegou não cumprimento das exigências previstas e em edital por parte de Anderson para justificar o atraso nos pagamentos. "O prestador dos serviços teve dificuldade em atender as exigências fiscais. Com irregularidades na documentação, houve demora em repassar as notas do período Junho/Dezembro para faturamento dos serviços prestados. A entrega de todas as notas pendentes só foram feitas em Dezembro/2017", explicou por meio de nota. 

A gestão municipal disse ainda que falta menos de dez por cento do valor total devido a ser quitado e que o processo para liberação do pagamento deve ser liberado nos próximos dias. A Prefeitura também manifestou solidariedade ao sofrimento de Anderson e de seus familiariares e colocou toda a sua rede assistencial à disposição de Anderson.