Doria acaba com obrigatoriedade de uso de máscaras em ambientes fechados em SP

Decisão de liberar uso de máscaras foi com respaldo de cientistas e médicos, diz Doria

  • D
  • Da Redação

Publicado em 17 de março de 2022 às 21:55

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação/Governo do Estado de SP

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras em todo o Estado a partir desta quinta-feira (17). O uso seguirá compulsório em espaços de saúde, como hospitais e UBSs, e nas estações e veículos de transporte coletivo, como no Metrô, no trem e nos ônibus.

"Acabo de assinar decreto que libera imediatamente o uso de máscaras em locais fechados em SP. O avanço da vacinação e a queda nas internações e óbitos permitem esta medida. Momento tão esperado depois de dois anos desafiadores. Estou muito feliz!", publicou em rede social.

Respaldo de cientistas e médicos Segundo o governo, o novo decreto será publicado em edição extra do Diário Oficial. A flexibilização em ambientes abertos já havia sido autorizada pelo Governador no último dia 9.

"Recebi hoje à tarde uma nota técnica do Comitê Científico que demonstra uma melhora consistente na situação epidemiológica no Estado. Por isso decidi, com respaldo desses cientistas e médicos, abolir imediatamente a obrigatoriedade do uso de máscara em todos os ambientes, com exceção de unidades de saúde, hospitais e transporte público", relatou Doria.

Para a liberação, reforça o governo paulista "Especialistas levaram em consideração o índice de vacinação com duas doses no Estado, que atingiu a meta definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde (MS) de 90% da população elegível, ou seja, acima de 5 anos imunizada", informou.