Doria recebe título de cidadão soteropolitano e condena ataques

Homenagem foi concedida após confusão na chegada do prefeito de São Paulo à Câmara Municipal de Salvador

  • Foto do(a) author(a) Luan Santos
  • Luan Santos

Publicado em 7 de agosto de 2017 às 23:30

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Betto Jr./CORREIO

Em cerimônia marcada por protestos e confusão, o prefeito de São Paulo, João Doria Junior (PSDB), recebeu nesta segunda-feira (7) o título de cidadão soteropolitano na Câmara Municipal. Se dentro do Legislativo, Doria foi ovacionado por aliados políticos, do lado de fora cerca de 100 pessoas protestavam contra a homenagem. No momento em que se dirigia à Casa, manifestantes jogaram ovos no grupo que acompanhava o tucano, dando início ao tumulto. Um dos ovos atingiu o rosto do gestor paulistano.

A ação, classificada por aliados do prefeito ACM Neto (DEM) como “violenta, agressiva e antidemocrática”, foi atribuída por eles a setores ligados à esquerda baiana e ao PT. Um grupo de manifestantes ainda danificou placas do estacionamento da Câmara. Policiais militares e guardas municipais atuaram para conter a confusão e evitar que os manifestantes chegassem no grupo de aliados do prefeito. Eles carregavam cartazes e criticavam a gestão de Doria.

“Isso não é protesto, é ato de vandalismo, contra a democracia. Sabemos a serviço de quem eles estão. Não tenho medo de dizer que, sobretudo, do governador Rui Costa. Ele vai ter que se encontrar com as urnas e está com medo da resposta do povo”, disse ACM Neto, que defendeu a livre manifestação, mas sem violência. “Poderíamos ter montado um esquema porque sabíamos que estariam aqui. Mas eu disse que não, pois podemos lidar com o contraditório. Aí vem a resposta”, afirmou o prefeito.  Prefeito de São Paulo recebe título de cidadão soteropolitano na Câmara de Salvador (Foto: Betto Jr./CORREIO) No plenário, em clima de festa, Doria foi chamado de “presidente”, agradeceu a homenagem e disse que não iria se intimidar com o protesto, orquestrado pelo PT, segundo ele. “São intolerantes, não respeitam a democracia. Venci o PT no primeiro turno. Serão derrotados no Brasil e na Bahia. Não há petista que me coloque medo”, disparou um dos cotados para disputar a Presidência. "Isso não é protesto, é ato de vandalismo, contra a democracia. Sabemos a serviço de quem eles estão. Não tenho medo de dizer que, sobretudo, do governador Rui Costa." (ACM Neto, prefeito de Salvador) Na cerimônia, foi elogiado por Neto: “Mesmo tendo crescido e vivido em São Paulo, ele nunca se distanciou da Bahia. Seu coração sempre esteve aqui”. A homenagem foi proposta pelo vereador Felipe Lucas (PMDB). O tucano paulista é filho de João Agripino Doria, ex-deputado federal baiano.