Doze bairros terão mudanças nas linhas de ônibus a partir de sábado

Alterações acontecem na região norte de Salvador

Publicado em 16 de novembro de 2017 às 13:51

- Atualizado há um ano

. Crédito: Arquivo CORREIO

Moradores de 12 bairros de Salvador vão ter a rotina alterada a partir do próximo sábado (18) com as mudanças nas linhas de ônibus, parte do plano de reestruturação das linhas. Ao todo, vão ser alteradas 23 linhas nos bairros de Castelo Branco, Águas Claras, Cajazeiras 6, 7, 8, 10 e 11, Fazenda Grande 1, 2, 3 e 4 e Valéria. Clique aqui para ver as mudanças na região das Cajazeiras.

De acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), o objetivo é reduzir o tempos das viagens e também de espera nos pontos de ônibus em, no mínimo, 50%. 

“Todos os bairros que passaram pela reestruturação das linhas ganharam mais viagens e, com isso, tiveram um ganho de tempo de no mínimo 50%. Agora, o tempo médio de espera nos pontos é de 15 minutos”, afirmou o titular da Semob, Fábio Mota, por meio de nota.

Após o redesenho dos roteiros, o passageiro que antes esperava 130 minutos pela linha Cajazeira X – Lapa, por exemplo, vai passar a aguardar apenas 30 minutos por uma linha Cajazeira X – Estação Pirajá e, em seguida, acessar o metrô, o que garantirá uma economia de duas horas no tempo de espera e de viagem para o destino final, que é a Estação da Lapa.

Ainda segundo a Semob, os moradores de Cajazeiras vão continuar com atendimento direto para vários bairros, a exemplo da Pituba, Ribeira, Narandiba, Comércio, Suburbana, Aeroporto, Itapuã, São Rafael e Valéria.

No bairro de Valéria, o usuário do transporte público que aguardava 65 minutos por uma linha Valéria – Comércio/Campo Grande poderá utilizar a linha Valéria – Estação Pirajá, que será reforçada e terá tempo de espera de apenas oito minutos.

A partir da Estação Pirajá, haverá a possibilidade de integrar com outras linhas de ônibus (Estação Pirajá – Barra 1 e Estação Pirajá – Barra 2) ou ainda integrar com o metrô e seguir até as estações Acesso Norte (para quem vai para o Comércio) e Lapa (para quem vai para o Campo Grande).

A partir da Estação Acesso Norte, será possível seguir para o Comércio, integrando com a linha Acesso Norte – São Joaquim/Comércio. Na Estação Lapa, a viagem até o Campo Grande ocorre por meio da integração com a linha LB2 Lapa – Barra/Barra Avenida.

Os usuários de ônibus podem fazer a integração ônibus/ônibus, ônibus/metrô, ou ainda, ônibus/metrô/ônibus nas estações Acesso Norte, Lapa, Pirajá e Mussurunga.