Drogas são jogadas dentro de escola no Subúrbio de Salvador

Unidade tem diversas pichações com sigla de facção; suspeito foi preso

  • Foto do(a) author(a) Bruno Wendel
  • Bruno Wendel

Publicado em 5 de junho de 2018 às 16:17

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Evandro Veiga/CORREIO
Porteiro expulsou equipe do CORREIO do local; portão tem sigla do BDM por Foto: Evandro Veiga/CORREIO

Janelas de casas vizinhas são mais altas que telhado de escola (Foto: Evandro Veiga/CORREIO) A droga que circula na Escola Municipal Almirante Ernesto Mourão Sá, no bairro de Paripe, em Salvador, não atravessa os portões da instituição. Chega pelo alto. “Traficantes usam as janelas das casas erguidas rente ao muro para passar, principalmente, maconha para alunos que já têm envolvimento com o tráfico”, revelou ao CORREIO um dos moradores indignados com a situação. Por medida de segurança, a fonte preferiu não revelar o nome.

[[publicidade]]

O CORREIO esteve na escola, situada na Rua São Cristóvão, na manhã desta terça-feira (5), um dia após a Polícia Militar encontrar drogas no telhado da instituição e prender um traficante.“A escola é rodeada de casas que são mais altas que o muro da escola, o que facilita a ação dos traficantes. E essa não foi a primeira vez. A polícia sempre encontra droga aqui, mas pegar um traficante é a primeira vez”, comentou o morador. Ainda de acordo com a fonte, o tráfico é controlado pela facção Bonde do Maluco (BDM). Inicialmente, a equipe do CORREIO teve acesso à unidade e constatou pichações com a sigla da facção em portas, portões e paredes do lado externo do prédio. Mas logo foi obrigada a sair por um porteiro, afirmando que a equipe não tinha autorização para entrar numa escola pública. Portão de escola pichado com iniciais de facção criminosa (Foto: Evandro Veiga/CORREIO) Também inicialmente a diretora havia dito que falaria com o CORREIO, o que dependia apenas da autorização da Secretaria Municipal de Educação (Smed). No entanto, a assessoria da Smed informou que por, medida de segurança, a diretora desistiu de falar.

Apreensão Na tarde desta segunda-feira (4), porções de drogas foram encontradas no telhado sobre as salas de aula. No local, guarnições da 19ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Paripe) prenderam em flagrante Gilvanei Santos Oliveira, 29 anos, o Gil, irmão de um criminoso que está custodiado no sistema prisional.

[[galeria]]

Os militares receberam a denúncia anônima de tráfico de drogas e o Pelotão Especial Tático Ostensivo (Peto) foi acionado. Os policiais perceberam a atitude suspeita de dois homens, na porta da escola, e quando fizeram a aproximação, os criminosos correram.

Gil foi interceptado e informou onde a droga ficava escondida. No telhado do colégio, os PMs encontraram 51 trouxas de maconha, 13 sacos com cocaína e R$ 99 em espécie."Infelizmente, muitos adolescentes são matriculados nas escolas, mas, em alguns casos, nem frequentam as aulas e, em outros, usam o local para traficar e usar drogas. Ampliaremos as ações no entorno", informou o comandante da 19ª CIPM, major Elsimar Leão.