Dupla francesa vence a regata Transat Jacques Vabre

Gilles Lamiré e Antoine Carpentier chegaram a Salvador na madrugada desta sexta-feira (8)

  • Foto do(a) author(a) Daniela Leone
  • Daniela Leone

Publicado em 8 de novembro de 2019 às 07:38

- Atualizado há um ano

. Crédito: Jean-Marie Liot/Alea/Divulgação
. por Jean-Marie Liot/Alea/Divulgação

Os franceses Gilles Lamiré e Antoine Carpentier foram os campeões da regata Transat Jacques Vabre na classe Multi50, a mais rápida entre as categorias participantes. O barco Groupe GCA Mille et un Sourires completou a travessia de 8 mil quilômetros entre Le Havre, na França, e Salvador em 11 dias, 16 horas, 34 minutos e  41 segundos. 

Os vencedores chegaram à capital baiana na madrugada desta sexta-feira (8) e foram recebidos no píer do Terminal Turístico da Bahia com muita festa regada a camarão, caipirinha e fogos de artifício.

[[galeria]]

A dupla francesa assumiu a liderança após a passagem pelas Ilhas Canárias, um arqipélago espanhol situado na costa oeste da África. "Quando partimos, já estávamos cansados, é uma desvantagem quando sabemos que devemos entrar no ritmo imediatamente. A semana em Le Havre foi intensa! Tivemos problemas para entrar na regata, mas confiamos no barco'', comemorou Gilles Lamiré, que comemora o título inédito.

Já Antoine Carpentier venceu a regata internacional pela segunda vez. Em 2017, ao lado de Maxime Sorel, ele comemorou o título da Class40.

A 14ª edição da Transat Jacques Vabre começou no dia 27 de outubro. A competição reúne velejadores de 11 nacionalidades, divididos em três classes: Class40, Multi50 e IMOCA.