É fã de Sense8? Descubra detalhes do aguardado final que estreia dia 8

Cinco atores da série apresentaram o episódio final em concorrido evento em São Paulo

  • Foto do(a) author(a) Laura Fernades
  • Laura Fernades

Publicado em 2 de junho de 2018 às 20:08

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Maurício Santana e Alexandre Schneider/Netflix/Divulgação

Pulinhos de nervoso, olhares ansiosos e especulações entusiasmadas. A euforia dos fãs reinou durante a pré-estreia do episódio final da série Sense8, em São Paulo, primeira cidade do mundo a conhecer o desfecho da trama criada pelas irmãs Wachowski, as mesmas de Matrix.

Selfies registravam cada detalhe, pelo menos até o celular de todo mundo ser confiscado pela produção para que não houvesse o risco de vazar qualquer spoiler do episódio final de duas horas e meia que estreia dia 8, na Netflix. Bastou a música de abertura começar, para os gritos histéricos tomarem conta da sala de exibição.

Era como se aquele grupo de fãs – ou ‘cluster’, para não perder o clima da série – não conseguisse conter a euforia de poder assistir mais um pouquinho da trama que foi cancelada pela Netflix e só voltou com esse desfecho depois de muita campanha dos seus admiradores.

Por isso, quem estava em São Paulo fez de tudo para garantir um lugar no lançamento que contou com a presença de cinco dos oito atores principais: Brian J. Smith, Jamie Clayton, Miguel Angel Silvestre, Tina Desai e Toby Onwumere. O evento teve direito a um mini-trio que lembrou as cenas gravadas na Parada Gay de São Paulo, na segunda temporada, e até a presença do ônibus de Capheus (Toby), o Van Damme da série.

“Tentei o acesso normal, que deu ingresso aos primeiros inscritos, mas não consegui. Tentei até um teste de elenco para um vídeo da Netflix sobre a série e não rolou. Até que apelei para um amigo que veio trabalhar: ‘Pelo amor de Deus, já tentei de tudo! Me leva como acompanhante’”, riu a professora de judô e atriz paulista Thuany Salvioli, 23 anos.

Toda a saga foi narrada poucos minutos depois de perguntar à reportagem do CORREIO se poderia ajudar o namorado dela a entrar no evento. Ao descobrir que fugia da alçada da equipe, Thuany justificou seu esforço dizendo que Sense8 é a “série da vida” do casal. “Por causa da mensagem. É uma luta por igualdade e justiça. Muita gente fala que é só orgia, mas ela vai além. Mostra o sexo como demonstração de conexão”, defende a fã. A professora de judô e atriz paulista Thuany Salvioli, em São Paulo, ao lado do ônibus de Capheus (Toby Onwumere), o Van Damme da série (Foto: Laura Fernandes/CORREIO) Agilidade Vale dizer que, sim, a velha conhecida cena de sexo grupal com os oito sensates vai aparecer no capítulo final. Mas é o que menos chama a atenção no episódio que é mais bem resolvido do que a segunda temporada que, além de se estender muito em onze episódios, conta com um ritmo mais lento do que o desfecho que vai ao ar no dia 8.

Cheio de cenas de ação, o capítulo final prende a atenção e resolve muitas pontas soltas deixadas na última temporada. Em apenas duas horas e meia, são amarradas questões que demoraram de ser esclarecidas antes, o que reforça a ideia de que a série ganha muito mais ao concluir sua saga agora, do que se arrastar por mais uma temporada.

É nesse clima que Sense8 termina com um episódio que mostra os oito personagens – Sun, Nomi, Lito, Wolfgang, Capheus, Kala, Will, Riley – em uma missão de resgate que pode custar a vida de um deles. Além disso, tentam derrubar Sussurros (Terrence Mann), líder da organização OPB que ameaça o futuro de todos os sensates, e uma nova vilã. Os fãs brasileiros foram os principais homenageados no evento de lançamento da série, em São Paulo (Maurício Santana e Alexandre Schneider/Netflix/Divulgação) Para os fãs Gravado em 27 dias, o episódio final de Sense8 é, na verdade, uma homenagem aos fãs, que reagiram com gritos de emoção e surpresa a cada cena. Muitos estavam nitidamente emocionados com a mensagem de respeito às diferenças que está por trás de toda a história dos personagens capazes de, literalmente, compartilhar emoções e habilidades especiais, como heróis em quadrinhos.

A representatividade dos excluídos foi apontada como um dos motivos de tanto sucesso da série. Só para citar alguns, estão lá a indiana que luta contra uma sociedade machista, o alemão que é taxado de nazista, o negro que sofre com o racismo, o ator gay que quase perde o emprego ao se assumir publicamente e a mulher trans que ama outra mulher e enfrenta a negação da família.“Mais do que qualquer filme de herói, Sense8 faz a gente pensar que todos são humanos e temos que respeitar as diferenças”, defendeu o publicitário paulista Marko Miller, 28. “Somos gays, somos trans, lésbicas. Somos todos seres humanos com sentimentos. Amor, respeito e igualdade é tudo o que Sense8 traz”, completou.Lançado três dias antes da Parada Gay de São Paulo 2018, que acontece hoje, Sense8 foi dedicado aos fãs. “A gente está aqui por causa da perseverança de vocês”, destacou Miguel Angel Silvestre, o Lito. “O Brasil constitui 70% dos nossos fãs no mundo. Voltamos para dizer obrigada”, enalteceu a atriz Tina Desai, que vive a indiana Kala.

Atriz transgênero que interpreta Nomi, Jamie Clayton lembrou das cenas gravadas no Brasil e se emocionou por pode voltar. “Filmar a cena do orgulho LGBT em São Paulo foi inesquecível e poder compartilhar com vocês é perfeito”, disse. Mas, muito além dos agradecimentos dos atores, a real homenagem aconteceu após o fim da série, quando, nos créditos apareceu a mensagem: “Para nossos fãs”.

*A repórter viajou a convite da Netflix