'É muito dinheiro', avisa BNB sobre financiamento da Ponte Salvador-Itaparica

farol econômico
15.04.2019, 06:56:00

'É muito dinheiro', avisa BNB sobre financiamento da Ponte Salvador-Itaparica

A tal da cabotagem
O nome pode não ser lá muito comum, mas a movimentação de cargas por navegação costeira, conhecida como cabotagem, no Terminal de Contêineres do Porto de Salvador (Tecon-Salvador)  voltou a bater recordes. Desta vez, a atividade registrou o melhor desempenho mensal da história, em março, e no acumulado do primeiro trimestre do ano. No mês passado, foram movimentados 5.149 contêineres. Até então, o maior volume tinha sido registrado em agosto de 2018. Março representou um aumento de 47% na movimentação entre o Tecon e outros terminais brasileiros, na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Os destaques foram a movimentação de polímeros, com alta de 210% e Siderúrgicos e Metalúrgicos, com 326%. De janeiro a março, o recorde de cabotagem foi conquistado com o transporte de 12.473 contêineres cheios, o que representou um aumento 22%. Os resultados mostram que o modal vem se consolidando como opção para o transporte de cargas no país para trechos mais longos. Além de ser uma opção mais segura e com menos chances de avarias, a redução de custos chega a 30%. 

“Os resultados são fruto de um esforço em conjunto entre nossa equipe comercial e armadores, e apesar de já ser um case de sucesso”, avalia Patrícia Iglesias, diretora comercial do Tecon Salvador.

Resultados gerais 
No geral, a movimentação de cargas do Tecon também obteve saldo positivo em março, com uma alta de 21% em relação ao mesmo período de 2018. No fechamento do trimestre, o aumento foi de 11%, com 50.106 contêineres. Nas exportações, o embarque de frutas do Vale do São Francisco, uma das principais cargas movimentadas, teve alta de 81% no mês e de 38% no trimestre.  A Europa foi o principal destino. As importações tiveram como destaque em março peças e equipamentos (+79%), borracha (+60%) e minérios (+56%). No trimestre, os destaques foram: peças e equipamentos (+49%), produtos de varejo (+25%) e polímeros diversos (+20%).

´É muito dinheiro'
Em visita a Salvador na última semana para um encontro com empresários, o presidente do Banco do Nordesde do Brasil (BNB), Romildo Rolim, deixou poucas esperanças em relação à possibilidade da instituição financiar o projeto da Sistema Viário Oeste (SVO), cuja grande vedete é a Ponte Salvador-Itaparica. "É muito dinheiro", respondeu quando questionado sobre o assunto. Segundo ele, o banco poderia até participar junto com um conjunto de instituições financeiras, entretanto nunca como um financiador exclusivo do projeto, estimado em pouco mais de R$ 6 bilhões. 

Produtividade
Apesar de uma leve alta na área plantada com grãos na Bahia agora em 2019, de 2,5% em relação a 2018, a expectativa é de uma queda de 15,4% na safra deste ano, segundo dados do IBGE. O problema é a queda na produtividade. No caso da soja, a queda esperada é de 19,4% e o algodão deve cair 11,6%. 

Eventos
Salvador será a próxima sede do Congresso Nacional de Educação, da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC). O evento, com cerca de 2,5 mil participantes, será realizado em 2021. O anúncio foi feito na última semana de março, no encerramento da quinta edição, em Cuiabá (MT).


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/pm-agride-mulher-que-dancava-em-frente-a-viatura-em-sp-veja-video/
Situação semelhante foi levada com bom humor por PMs de Salvador; reveja
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/manchas-de-oleo-chegam-a-tres-praias-de-vera-cruz-na-ilha-de-itaparica/
Manchas ainda não afetam a Baía de Todos-os-Santos, garante Inema
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/em-audio-lider-do-psl-na-camara-chama-bolsonaro-de-vagabundo/
Na mensagem, Delegado Waldir fala em "implodir o presidente"
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/grande-quantidade-de-oleo-liquido-invade-pedra-do-sal-e-atinge-corais-e-animais/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/justica-decreta-preventiva-e-pm-suspeito-de-ataque-a-onibus-segue-preso/
Processo tramita na Vara Militar; audiência acontece no próximo dia 8
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/apos-criticas-a-irma-dulce-moradores-pedem-que-show-de-marcia-fellipe-seja-cancelado/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/quarta-pessoa-morta-e-encontrada-em-escombros-de-desabamento-em-fortaleza/
Não há nenhuma confirmação de vítima viva em comunicação com as equipes de resgate
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/angelina-jolie-esta-de-volta-como-malevola-em-a-dona-do-mal/
A feiticeira agora tem que enfrentar a vilã Ingrith, vivida por Michelle Pfeiffer
Ler Mais