É muito mais difícil de pilotar um avião maior do que um menor?

Por Ricardo Oliveira

  • D
  • Da Redação

Publicado em 12 de julho de 2018 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Um piloto de cabelos brancos é mais seguro do que um muito jovem? Ao contrário  da maioria das profissões, para ser um piloto de linha aérea um aviador precisa  ter sua proficiência técnica avaliada duas vezes por ano. É uma das mais, se não a mais, exigentes profissões do mundo. Além disso, é necessário que passemos por avaliações médicas periódicas, com um elevado grau de exigência. Sendo assim, existe um mínimo para se manter na profissão, e não é baixo. Respondendo a sua pergunta, eu digo que vai depender do indivíduo. Assim como em qualquer outra profissão, você vai encontrar indivíduos brilhantes com 25 e outros com 70. É claro que a experiência conta, mas não é uma progressão linear. E também varia muito a maneira com que cada um aprende com as experiências anteriores. Sabendo de como os pilotos são exigidos e avaliados, eu me sinto confortável em voar como passageiro, independentemente da idade do comandante.

É muito mais difícil de pilotar um avião maior do que um menor? Pelo contrário   Quanto maior o avião, mais redundâncias ele tem, devido às exigências de operações de longo alcance. Aviões wide-bodies, como Airbus A350 e Boeing 787, são extremamente dóceis e bem equipados. Pelo tipo de voo, no entanto, os pilotos são mais exigidos em termos de conhecimento de legislação e procedimentos de vários países, alguns procedimentos específicos de operações long-haul ou transoceânicas, mas, em relação à pilotagem em si, é mais fácil do que voar em aviões menores.

Qual a velocidade de pouso de um Airbus A320? A velocidade em relação ao solo vai variar conforme o peso, altitude e vento, porém arrisco aqui uma média de uns 250 km/h.

Ricardo Oliveira é comandante. Mande suas perguntas para esta coluna [email protected]