'É possível fazer política social sem populismo', afirma ACM Neto, durante palestra em Harvard

A palestra do prefeito aconteceu durante a realização da Brazil Conference, realizada pela Universidade de Harvard e pelo MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts

  • D
  • Da Redação

Publicado em 8 de abril de 2017 às 17:57

- Atualizado há um ano

O prefeito ACM Neto participou na tarde desde sábado (8) da Brazil Conference, em Harvard (Foto/Divulgação)O prefeito ACM Neto participou neste sábado (8) de uma palestra sobre inovação na gestão da pública na Universidade de Harvard, Estados Unidos. Na ocasião, o gestor falou sobre a crise brasileira, apresentou números significativos da administração de Salvador e disse ser possível fazer política social sem populismo. O evento em questão é a Brazil Conference, realizada pela Universidade de Harvard e pelo MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts.

“O Brasil vive uma grande crise que tem tudo a ver com a política e com os políticos, mas nós não vamos resolver esse problema sem ou contra a política. Sem dúvida, ambientes como esse têm uma participação decisiva para nos ajudar a construir um futuro melhor. Eu sou otimista, o Brasil vai sair maior do que entrou nessa crise”, disse Neto.

Ele afirmou, ainda, que é importante ter uma equipe qualificada para gerir a cidade e que o principal pilar para uma boa gestão é o planejamento. “Precisamos ter uma visão a longo prazo. No caso de Salvador, nós planejamos a gestão e a cidade. Para isso, desenvolvemos o Plano Salvador 500”, declarou.

Assista um trecho da fala de ACM Neto:

Sobre a questão social, o prefeito citou os números relacionados aos investimentos da Prefeitura para melhorar a desigualdade social, a saúde e a educação. “Além da questão administrativa, Salvador é uma cidade desigual e isso só pode ser superado com investimentos. Durante a minha gestão, 76% dos investimentos da prefeitura foram voltados para as áreas mais pobres. Sobre isso, quero dizer aqui é possível fazer política social sem populismo e sem pretender manter o pobre no mesmo nível de pobreza. É possível fazer política social e consistente. Para isso, as áreas da educação e saúde precisam ser prioridade”, explicou, finalizando sua apresentação falando sobre a experiência de trazer a iniciativa privada para a administração pública e citou o carnaval de Salvador como modelo de sucesso.

Participaram ainda da Brazil Conference outros políticos e personalidades brasileiras, como a ex-presidente Dilma Rousseff, o juiz Sério Moro, o ator Wagner Moura, o cantor e compositor Gilberto Gil, o vereador Eduardo Suplicy e o filósofo Olavo de Carvalho, entre outros. O evento começou neste sábado (8) e segue até est domingo (9), tempo em que circularão mais de 100 palestrantes e moderadores pelos corredores de Harvard e MIT.