‘É preciso evitar ser mais um’: Semana do MEI Sebrae começa hoje (20)

Em entrevista ao CORREIO, o superintendente do Sebrae, Jorge Khoury, dá dicas para ganhar competitividade

  • Foto do(a) author(a) Priscila Natividade
  • Priscila Natividade

Publicado em 20 de maio de 2019 às 07:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação/ Darío G. Neto (ASN/Bahia)

O provérbio que diz que é o olho do dono que engorda o negócio faz todo o sentido para quem é  Micro Empreendedor Individual (MEI). De gestor a vendedor, ele acaba concentrando todas as funções. E aí falta tempo para se capacitar. Mas  agora o acesso a diversos tipos de qualificação está na palma da  mão.  

Isto porque, entre as novidades da Semana do MEI Sebrae, que começa hoje (20), estão os cursos via Whatsapp, justamente, para MEI nenhum ficar de fora. “É uma possibilidade a mais de garantir a obtenção de novos conhecimentos, independentemente de onde estiverem”, destaca o superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas na Bahia (Sebrae-BA), Jorge Khoury. 

O evento conta com 4,6 mil vagas para 22 eventos online  pelo Youtube e Whatsapp. Em Salvador,  são 110 capacitações em diversos locais, incluindo  agências do Sebrae e shoppings. Khoury conversou com o CORREIO sobre os desafios do MEI para alcançar o sucesso do seu negócio e sediferenciar perante a concorrência: “Encontre soluções pensando diferente”. Veja mais na entrevista: 

Qual o perfil do MEI baiano? 

Se formos olhar as estatísticas, veremos uma grande quantidade de microempreendedores baianos em atividades que são bastante demandadas pela sociedade, como comércio varejista de roupas e acessórios, cabeleireiros, minimercados, alimentação fora do lar. Somente entre essas atividades são cerca de 80 mil MEIs registados.E esse é o ponto de partida de todo e qualquer negócio: atender à necessidade de um determinado público. Uma vez colocando isso em prática é preciso buscar os meios para se diferenciar dos demais e evitar ser ‘mais um’.E como se qualificar e não ser apenas  ‘mais um’ empreendedor? Quais as novidades da Semana do MEI do Sebrae este ano? 

Primeiro, é a oferta de capacitações online, por meio do YouTube e WhatsApp, que possibilita uma maior flexibilidade para os empreendedores.  E a partir de agora, também, eles terão acesso a capacitações na Estação da Lapa, em Cajazeiras, em dois shoppings da cidade, nas agências do Sebrae e ainda no Espaço Colabore (no Parque da Cidade), que foi recém-inaugurado. E o melhor, com uma programação 100%  gratuita.

Por que o Sebrae decidiu implementar a oferta de cursos pelas redes sociais e pelos Whatsapp? Como o  treinamento foi desenvolvido? 

Desenvolvemos uma metodologia baseada nos grupos de trocas de mensagens. Nele, os participantes recebem vídeos, podcasts, e-books, áudio books, infográficos e planilhas, além de tirarem dúvidas com um especialista do Sebrae.Outro ganho é que o grupo também funciona como espaço de network. Qual o ganho de competitividade quando o MEI está aberto a aprender a gerir o próprio negócio? 

Da mesma forma que destacamos as mudanças que impactam nas demandas dos empreendedores por soluções do Sebrae, o empresário precisa ter em mente que essa evolução é acompanhada também por novas exigências dos consumidores. Além das capacitações voltadas para ferramentas práticas de gestão, buscamos apresentar a ele as principais novidades do mercado, por quais caminhos ele pode seguir. Apostar nesse  conhecimento é fundamental para se atualizar e não estagnar. 

O empreendedorismo por necessidade causou um verdadeiro ‘boom’ no volume de MEIs. Que mudanças você destacaria e o que é decisivo para que o negócio dê certo?

Quando o MEI surgiu, veio justamente atender essa parcela de empreendedores que viviam na informalidade. Há 10 anos, de forma desburocratizada e pagando valores fixos mensais acessíveis, esses empreendedores podem obter um CNPJ e gerir sua atividade. Ao longo desse período, o MEI foi se tornando uma alternativa para muitas pessoas que se viram desempregadas e enxergaram no empreendedorismo uma alternativa de renda. Talvez o principal gargalo ainda esteja em aspectos relacionados às finanças.A área financeira é fundamental para a sobrevivência do negócio e quando o empreendedor realiza essa gestão de forma cuidadosa acaba por criar maiores chances de crescer. É por isso que reiteramos a importância de se capacitar. O que você destaca como ponto fundamental para o sucesso da atividade? 

Muitos iniciam uma atividade como microempreendedor individual por necessidade e acabam não realizando um planejamento. Estudos do Sebrae mostram que a falta de planejamento é a principal causa de mortalidade das micro e pequenas empresas. Por isso estamos sempre fazendo esse alerta: é primordial fazer um planejamento antes de iniciar qualquer atividade. Uma vez tendo um planejamento em mãos, é necessário cuidar da gestão, sempre buscando o conhecimento para se aprimorar.  

QUEM É

Jorge Khoury  É superintendente do Sebrae-BA, cargo que ocupa desde 2017. Natural de Juazeiro, Khoury é   também engenheiro e economista. Entre os cargos que ocupou estão os de prefeito de Juazeiro, deputado e secretário estadual da Indústria Comercio e Mineração e de Meio Ambiente e Recursos Hídricos  

SEMANA DO MEI SEBRAE

Quando 20 a 24 de maio

Cursos online  Os inscritos receberão o link para acessar os eventos online. 

Cursos presenciais  Shopping da Bahia (Sala de Cinema da UCI), Estação Nova Lapa, Shopping Cajazeiras, Espaço Colabore (Parque da Cidade), Casa do Comércio, no SAC Empresarial e nas agências do Sebrae.

Inscrições e mais informações No site semanadomei.com.br.