Economia criativa no pós-pandemia é tema de Fórum

Quarto encontro do Agenda Bahia ao Vivo vai discutir a presença dos algoritmos na cultura

Publicado em 28 de outubro de 2020 às 06:03

- Atualizado há 10 meses

. Crédito: Divulgação

O Fórum Agenda Bahia 2020  realiza o seu 4º encontro do ano no próximo dia 4 de novembro, às 11 horas, no canal do CORREIO no YouTube. O tema  será a Economia Criativa Nos Novos Tempos e vai reunir o roteirista, dramaturgo e diretor artístico Elisio Lopes Júnior e o  diretor audiovisual e sócio da Árvore Experiências Imersivas Ricardo Laganaro. Eles vão falar sobre dores e aprendizados dessa quarentena, a cultura no pós-covid, a revolução no audiovisual, realidade imersiva, novas linguagens, TV e teatro em uma sociedade hiperconectada, cada vez mais pautada pelos algoritmos. 

A conversa também vai abordar temas como diversidade, criatividade e a importância dos dados gerados pela arte. A mediação do evento será do jornalista da TV Bahia Fernando Sodake.

O Agenda Bahia é o projeto de maior destaque no debate do desenvolvimento econômico e social do estado, e desde sua primeira edição promove discussões sobre inovação, competitividade, qualificação e sustentabilidade, criando uma agenda propositiva e também um observatório dos assuntos estratégicos para a Bahia. Depois de 10 edições, mais de 300 palestras e um público superior a  10.700 pessoas, o projeto está, neste ano, em novo formato, totalmente digital, o Agenda Bahia AO VIVO.  

Elisio Lopes Júnior tem mais de 20 textos teatrais montados no Brasil. Seu último espetáculo foi o musical Dona Ivone Lara - Um sorriso negro. Assinou o roteiro de programas de TV como Esquenta (Rede Globo) e Espelho (Canal Brasil) e a redação final do Lazinho com você (Rede Globo). Dirigiu DVD´s e espetáculos de importantes artistas da música popular brasileira como Ilê Ayê, Carlinhos Brown, Saulo, Margareth Menezes, Mariene de Castro, Ivete Sangalo, entre outros. É um dos roteiristas do longa-metragem "Medida Provisória" dirigido por Lázaro Ramos, com estreia no Brasil prevista para 2021. Atualmente é roteirista contratado da Rede Globo. Na sua palestra,  Elisio pretende mostrar as linguagens artísticas que se fortalecem e outras que terão maior dificuldade para se restabelecer no mundo cada vez mais digital, do pós-covid. No debate, também tratará do afrofuturismo, o papel da arte na sociedade pautada pelos algoritmos, novos projetos e os aprendizados nesta quarentena.

Ganhador do leão do 76º Festival de Cinema de Veneza como “Melhor Experiência em Realidade Virtual” pelo projeto “A Linha” e o Primetime Emmy Award por “Inovação Excepcional em Programação Interativa”, Ricardo Laganaro tem no currículo passagem pela produtora O2 Filmes, onde dirigiu projetos, clipes e vídeos 360º que somam mais de 70 milhões de visualizações na internet. Também trabalhou com o Facebook na 1ª edição do programa ‘VR For Good’, dirigindo o documentário em realidade virtual “Step to the Line”, com première no Festival de Tribeca 2017 e selecionado mais de 30 festivais pelo mundo. Antes de fundar sua empresa, Laganaro dirigiu, pela O2, o clipe em 360º da música Farol, de Ivete Sangalo, que bateu recorde mundial de visualização.

Durante sua apresentação no Agenda Bahia, Laganaro vai mostrar como a chegada de novos óculos de realidade imersiva está revolucionando o mercado de audiovisual e jogos. No debate, o sócio da Árvore conta ainda sobre lançamentos, prêmios e redirecionamento do empreendimento durante a pandemia de  covid-19. 

Além do encontro do próximo dia 4, o Agenda Bahia Ao Vivo ainda tem um evento previsto para este ano, o Webinar Dados da Gente, programado para dezembro.

O Fórum Agenda Bahia 2020 é uma realização do CORREIO, com patrocínio do Hapvida, parceria do Sebrae, apoio da Braskem, Claro, Sistema FIEB e SINDIMIBA e apoio institucional da Rede Bahia e GFM 90,1."

Serviço

O quê: Fórum Agenda Bahia 2020 | Dados da Gente Economia Criativa nos novos tempos Quando:  04 de novembro de 2020, às 11 horas Onde:  YouYube do CORREIO