Edital seleciona 10 projetos que incentivem alunas na áreas de exatas

Inscrições vão até a próxima terça-feira (28)

  • D
  • Da Redação

Publicado em 23 de novembro de 2017 às 13:30

- Atualizado há um ano

Escolas públicas de Ensino Médio de todo o Brasil podem se inscrever, até a próxima terça-feira (28), no II Edital Gestão Escolar para Equidade: Elas nas Exatas. Serão escolhidos 10 projetos; cada um receberá até R$ 35 mil e contará com apoio técnico. 

O objetivo do edital é apoiar iniciativas de educação que incentivem as jovens do Ensino Médio a se interessarem pelas áreas de exatas e ciências tecnológicas, atuem na promoção de equidade de gênero e busquem superar os estereótipos nas escolas públicas.

O edital é uma iniciativa do ELAS Fundo de Investimento Social, Fundação Carlos Chagas e Instituto Unibanco, e conta, nesta edição, com a participação da ONU Mulheres. 

A iniciativa também contribui com a “Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável” da ONU que lista 17 objetivos a serem implementados por todos os países nos próximos 15 anos - entre eles “assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade para todas e todos” e “alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas”.

Para se ter uma ideia, dos 11 estudantes baianos premiados, no último dia 14, na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2016), apenas três eram garotas. O campo das ciências exatas e tecnológicas (Matemática, Física, Química, Estatística, Computação, Tecnologia e Ciências Naturais) ainda é ocupado majoritariamente por homens, apesar de as mulheres serem maioria entre os estudantes no Ensino Superior.

O I edital foi lançado em 2015 e recebeu mais de 170 propostas - dois dos dez selecionadas foram da Bahia: em Salvador (BA), o Oguntec, desenvolvido pelo Instituto Cultural Steve Biko, e em Cachoeira, o Nativas Digitais, mantido pela Fundação Casa Paulo Dias Adorno.

Como participar Para participar do edital, é necessário que os projetos sejam realizados em parceria com escolas públicas de ensino médio e que tenham o envolvimento da gestão escolar. A parceria deve ser comprovada por meio de carta assinada pelo gestor da escola, atestando o compromisso na execução do projeto.

Podem participar também associações legalmente constituídas e representativas de escolas públicas de todo o Brasil, como associações de pais e mestres, além de organizações de feministas, de mulheres e estudantes. É fundamental que as associações tenham experiência tanto na área de educação quanto em equidade de gênero. O projeto também deverá ser coordenado por uma mulher.

A seleção será feita pelo Comitê de Seleção do Fundo ELAS e representantes do Instituto Unibanco, Fundação Carlos Chagas e ONU Mulheres. Os interessados deverão preencher o “Formulário para Solicitação de Apoio a Projetos”, que pode ser acessado no site do Instituto Unibanco , e enviar os dados solicitados pelos Correios para o endereço: Rua Hans Staden, 21 - Botafogo, CEP 22281-060 - Rio de Janeiro (RJ) – Brasil. As seleções acontecem entre o mês de dezembro e janeiro de 2018.

Serviço: Inscrição: até 28 de Novembro/2017 Seleção: dezembro/2017 a 20 de janeiro/2018 Divulgação do resultado:  22 de janeiro/2018 Início dos projetos: fevereiro/2018 Encerramento dos projetos: novembro/2018