Editora Rocco reedita 'Harry Potter e a Pedra Filosofal' em versão ilustrada; veja fotos

Lançado em 1997, o primeiro dos sete livros da saga de J. K. Rowling ganha reedição ilustrada pelo artista britânico Jim Kay

  • Foto do(a) author(a) Laura Fernades
  • Laura Fernades

Publicado em 29 de junho de 2016 às 10:42

- Atualizado há um ano

Para uns, o primeiro livro que leram na vida. Outros garantem que não foi o primeiro, mas que marcou o ano do vestibular e dividiu a atenção dos estudos. Há quem diga que foi o primeiro livro grande que leu na infância, ou que leu porque estava de castigo. De um jeito ou de outro, são inúmeras as relações afetivas em torno do clássico infantojuvenil Harry Potter e a Pedra Filosofal.

Lançado em 1997, o primeiro dos sete livros da saga escrita pela britânica J. K. Rowling ganha reedição ilustrada pelo artista britânico Jim Kay (Rocco | R$ 119,50 | 256 páginas). Assim, no ano em que serão lançados um novo filme do universo Harry Potter e um livro com roteiro da peça, novos traços resgatam a origem do famoso personagem.O primeiro livro de Harry Potter é resgatado no ano em que são lançados um novo filme e um livro com roteiro da peça (Foto: Jim Kay/Divulgação)Ou seja, aquele menino órfão que se descobriu bruxo aos 11 anos e foi levado para o universo mágico de Hogwarts, onde conheceu seus melhores amigos - Rony Wesley e Hermione Granger - e enfrentou seu pior inimigo: Aquele Que Não Deve Ser Nomeado.

“Harry Potter e a Pedra Filosofal foi o primeiro livro da minha vida. Já perdi as contas de quantas vezes li, mas sempre é uma experiência única e diferente”, garante o estudante paulista Pedro Martins, 17 anos, que administra o site oficial do bruxo no Brasil, o Potterish.com, e escreve para a seção literária do jornal britânico The Guardian.

Pedro conta que quando leu o livro, aos 8 anos, não conhecia nem “aqueles livros infantis com pouco texto”. Então, Harry entrou na sua vida e ele virou fã. Por isso, mesmo tendo lido o primeiro romance há quase dez anos, ele já comprou a reedição ilustrada. “O encanto é imediato ao descobrir novos detalhes e dicas de enredo que Rowling desde o início deixou para seus leitores”, justifica.Na escola de magia, Harry Potter (no centro) faz grandes amigos como Neville Longbottom, Rony Wesley e Hermione Granger  (Foto: Jim Kay/Divulgação)Antiga administradora do Potterish e radicada em Salvador, a funcionária pública Gabriella Troccoli, 33, é precisa ao lembrar da sua primeira experiência com a trama. “Comecei a leitura de Harry Potter e a Pedra Filosofal no dia 3 de novembro de 2001. Louco eu ter marcado o dia na agenda, né? Mas por aí você tira o fascínio que eu tinha na época”, conta Gabriella, que nasceu no Acre e cresceu no Rio de Janeiro.

No início, porém, o olhar era de desdém. “O que teria de tão interessante na história de um menino que se descobre bruxo?”, indagava Gabriella. Mas, aos 18 anos, em pleno vestibular, se rendeu e acabou virando “fã hard core”.

“Aquela que passava horas discutindo teorias nos fóruns potterianos ao redor do mundo”, descreve, ao contar que se deu ao luxo de “interromper os estudos para focar na leitura da saga”.Beco Diagonal, centro comercial, onde bruxos compram varinhas, vassouras mágicas e até cervejas amanteigadas (Foto: Jim Kay/Divulgação)Universo de Harry Potter ganha novos livros e filme ainda este ano(Foto: Jim Kay/Divulgação)O motivo? “Você se sensibiliza logo de cara com a história daquele menino órfão maltratado pela família que, do dia pra noite, descobre que é uma pessoa especial e que, em um mundo não tão distante, tem a chance de ter uma nova vida”, explica.

"Tudo bem que ele é  um bruxo capaz de feitos surpreendentes, mas, acima de tudo, ele encontra a chance de ser querido, acolhido e amado”, reflete Gabriella.EncantamentoSucesso editorial, os sete livros da saga Harry Potter foram traduzidos para 79 idiomas e já ultrapassam as 450 milhões de cópias vendidas no mundo.  Só no Brasil, foram mais de 4,5 milhões de exemplares.

Esta reedição de Harry Potter e a Pedra Filosofal marca os quase 20 anos da publicação, que até hoje encanta gerações e que, há 15 anos, ganhou sua primeira adaptação no cinema, dirigida por Chris Columbus. No elenco, atores como Daniel Radcliffe, no papel de Harry Potter, Rupert Grint, como Rony, e Emma Watson, como Hermione.450 milhões de livros da saga Harry Potter foram vendidos no mundo(Foto: Jim Kay/Divulgação)O professor Alvo Dumbledore é um dos personagens ilustrados por Jim Kay no livro Harry Potter e a Pedra Filosofal, clássico de J. K. Rowling reeditado pela Rocco (Foto: Jim Kay/Divulgação)“Há muito tempo, a saga de Harry Potter deixou de ser apenas entretenimento juvenil para se tornar um marco da literatura universal. A edição ilustrada vem consolidar esse caráter crossover da série. Além de ser desejada pelos fãs, ela é perfeita para as novas gerações que estão descobrindo a leitura”, defende a Rocco, por meio de nota.

E qual seria o motivo da história continuar encantando gerações? O fã Pedro Martins, lá do início do texto, arrisca um palpite: “Acredito que nem a própria autora teria uma resposta exata. Mas aposto em sua profundidade criativa, sua imensidão de personagens, cada um com suas peculiaridades, e, sem dúvidas, o poder de encantamento singular para cada um que atravessa a Plataforma nove e meia”.(Foto: Jim Kay/Divulgação)(Foto: Jim Kay/Divulgação)[[saiba_mais]]