Educação financeira infantil: psicóloga ensina crianças a lidar com o dinheiro

educamais
15.01.2020, 14:41:55
Atualizado: 15.01.2020, 14:45:15
(Divulgação)

Educação financeira infantil: psicóloga ensina crianças a lidar com o dinheiro

A obra da educadora ensina crianças a gerir as finanças de maneira prática

Importante na infância, a aprendizagem durante o período juvenil ocorre de maneira simples e lúdica e, geralmente, irá nortear a pessoa em muitas etapas da vida, desde a adolescência até a fase adulta.  Com isso, uma criança que recebe ensinamentos de como gerir o dinheiro terá menos dificuldade de controlar os gastos, garantindo, portanto, um melhor gerenciamento da vida financeira. 

Iniciar a educação financeira ainda na primeira infância é essencial. Desde cedo, a criança deve receber instruções sobre os prejuízos do consumo irresponsável, controle de despesas e compras desnecessárias. Cada um desses aspectos deve ser abordado respeitando a idade e a maturidade de cada um deles.

Pensando no endividamento que assola a sociedade e a falta de planejamento econômico da maioria dos brasileiros, a educadora e psicóloga Angélica Rodrigues desenvolve, há mais de 20 anos, um trabalho pedagógico que auxilia crianças a lidar com a gestão financeira.

“Eu senti a necessidade de ensinar os pequenos, precocemente, a administrar os gastos e ter compromisso com o dinheiro”, explica Angélica, que também explora as questões emocionais.

“Muitas pessoas utilizam o dinheiro como forma de recompensa, fazem uso indevido em virtude de bloqueios emocionais e até crenças limitantes. O diferencial do meu trabalho é abordar exatamente os aspectos emocionais que atrapalham o gerenciamento das finanças”, afirma a psicóloga.

Em sua obra, Angélica apresenta ao público livros da Coleção “Crescer e Enriquecer”, que une conscientização na vida financeira e estimula os princípios e valores éticos. Durante o lançamento da obra, pais e filhos participam de apresentações teatrais e desfrutam de performances lúdicas com contadores de histórias.

Atuante na área de psicoterapia individual e em grupos, além de gestão organizacional, com treinamentos e consultoria, desde 1988, Angélica Rodrigues ministra cursos e palestras online com   temas relacionados à comunicação interpessoal, autoestima, liderança, autocontrole, liderança comportamental e educação socioemocional e financeira.

Os interessados em participar das ministrações podem entrar em contato através do site da Editora Humanidades. Além disso, para facilitar o ensino para as crianças, a escritora irá lançar, no mês de fevereiro, um guia prático sobre finanças na esfera juvenil.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/de-arrepiar-jovens-percursionistas-fazem-apresentacao-no-centro-historico/
Dança, moda e artes plásticas também fazem parte do Coisas do Sim, do Projeto Axé
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/paraguai-extradita-brasileiro-acusado-de-liderar-contrabando-de-cigarro/
Preso desde março de 2019, Luiz Henrique Boscatto foi entregue à PF na Ponte da Amizade, em Foz do Iguaçu
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/papa-manda-mensagem-as-familias-das-vitimas-de-brumadinho/
Pontífice lembrou 1 ano da tragédia, completado neste sábado (25)
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/o-que-e-entenda-o-brexit-o-divorcio-do-reino-unido-da-uniao-europeia/
Prazo final para saída dos britânicos do bloco é dia 31 de janeiro
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/cena-de-terror-diz-jovem-que-salvou-irma-de-ser-atingida-por-predio-em-narandiba/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/lore-improta-e-taby-lancam-nova-musica-pipoca-veja-clipe/
O balé da produção é composto por crianças da periferia de Salvador
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/vanessa-da-mata-faz-show-de-novo-disco-na-concha-acustica/
Apresentação acontece neste domingo (26), às 19h, e também relembra sucessos
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/o-que-esperar-de-regina-duarte/