Efeito coronavírus: espaços culturais de Salvador suspendem atividades

Teatro Castro Alves, Fundação Gregório de Mattos e Casa Respeita as Mina anunciaram medidas preventivas

  • D
  • Da Redação

Publicado em 16 de março de 2020 às 19:25

- Atualizado há um ano

. Crédito: Betto Jr.

Em decorrência do surto de coronavírus que já confirmou quatro casos em Salvador, alguns espaços culturais da cidade optaram por suspender apresentações, visitas e projetos desenvolvidos em suas instalações.  

Por meio da assessoria, o Teatro Castro Alves anunciou que, até domingo, todos os espetáculos e shows da casa serão suspensos. Entre esses eventos, estavam programados o concerto da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba), que iniciaria sua temporada de apresentações em 2020 com a série Jorge Amado, onde estariam incluídas composições do compositor russo Tchaikovsky. No final de semana, estavam agendados o show do artista Fernando Anitelli (dia 20, às 21h) e o espetáculo infantil Baby Shark Live Show (dia 21, às 16h).

A Fundação Gregório de Mattos também comunicou oficialmente que as atividades culturais não ocorrerão até o dia 31 de março, adiando o lançamento do espetáculo teatral NAU, selecionado pelo edital da Fábrica de Musicais, da FGM. Com isso, ficam fechados A Casa do Carnaval, no Pelourinho, o Memorial Jorge Amado, que fica na Casa do Rio Vermelho,  o espaço Pierre Verger da Fotografia Baiana e o Espaço Carybé das Artes, ambos na Barra.

Conforme anunciado anteriormente, o mesmo vale para os espaços culturais geridos pela Fundação Gregório de Mattos (FGM), que são: Casa do Benin, Espaço Cultural da Barroquinha, Teatro Gregório de Mattos, Espaços Culturais Boca de Brasa (Subúrbio 360, Centro, CEU de Valéria, Muncab, Casa do Sol, Picolino e Quabales), Café Teatro Nilda Spencer e Sala Multiuso, os dois últimos na sede da própria fundação, na Barroquinha.

A  Casa Respeite as Mina, localizada no Pelourinho, também resolveu suspender suas atividades. O espaço teria uma programação especial dedicado ás mulheres até o final do mês.  

Teatros

O Teatro Vila Velha decidiu cancelar, por tempo ainda indeterminado, as atividades que envolvem participação do público desde esta segunda-feira (16). Com isto, estão suspensas a temporada do espetáculo A Tempestade, da Companhia Teatro dos Novos, que estaria em cartaz de sexta a domingo até dia 12 de abril e também a primeira edição de 2020 do projeto Terça Preta, que aconteceria dia 31 de março. Além disso, foram adiadas o início das atividades da Universidade LIVRE e as seis Oficinas LIVRES do Vila. A administração do Teatro continua funcionando nos próximos dias, com  carga horária reduzida, adotando todas as medidas de segurança recomendadas para os funcionários e, ainda assim, estudando maneiras de diminuir a presença deles em nossas dependências.

O Goethe-Institut  suspensão suas atividades, inicialmente por um período de 15 dias, a partir desta quarta-feira (18). Fica assim adiada a abertura da exposição As Monxtras – A Arte Através do Gênero, do fotógrafo italiano Antonello Veneri, que ocorreria no próximo dia 19 e se desdobraria em outras ações até o mês de abril. Para os cursos de Alemão, será adotada a modalidade de ensino a distância, com aulas virtuais que serão realizadas nos mesmos dias e horários das turmas existentes.

Confira os espaços que suspenderam atividades: 

Teatro Castro Alves Quinta-feira (19): Osba - Série Jorge Amado Sexta (20): Fernando Anitelli em O Teatro Mágico Voz e Violão Sábado (21): Baby Shark Live Show

Fundação Gregório de Mattos Casa do Benin, Espaço Cultural da Barroquinha, Teatro Gregório de Mattos, Espaços Culturais Boca de Brasa (Subúrbio 360, Centro, CEU de Valéria, Muncab, Casa do Sol, Picolino e Quabales), Café Teatro Nilda Spencer e Sala Multiuso.

Casa do Carnaval (a partir de quarta, 18 de março)

Casa do Rio Vermelho (a partir de quarta, 18 de março) Memorial Jorge Amado e Zélia Gattai 

Casa Respeta as Mina (a partir de terca, 17)