'Ele não', diz Ciro sobre apoio para o segundo turno

Candidato afirmou que ainda irá discutir com partido o que fará

  • D
  • Da Redação

Publicado em 7 de outubro de 2018 às 22:28

- Atualizado há um ano

. Crédito: AFP

O candidato do PDT à Presidência, Ciro Gomes, disse neste domingo (7) que ainda vai se reunir com o partido para decidir a posição para o segundo turno das eleições, que será decidido entre Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT). Contudo, antecipadamente, ele garantiu que não vai apoiar Bolsonaro. "Ele não, sem dúvida". Ciro foi o terceiro colocado no primeiro turno, com mais de 13 milhões de votos, cerca de 12% dos votos válidos.

Ciro disse que vê com "angústia e preocupação" a divisão do país, mas afirmou que seguirá lutando contra o que classificou de fascismo. "Uma coisa eu posso adiantar logo, como vocês já viram: minha história de vida é uma história de vida de defesa da democracia e contra o fascismo", afirmou. Questionado se alguma hipótese já estava descartada, respondeu: "Ele não", em alusão a uma campanha contra Bolsonaro.

O candidato do PDT declarou que encerra sua campanha com sentimento de “profunda gratidão ao povo brasileiro”, agradecendo em especial ao eleitor do Ceará, sua base eleitoral. O irmão dele, Cid, foi eleito senador, e o governador Camilo (PT), que tem seu apoio, se reelegeu. “Eu vou agora comemorar a vitória do Camilo, que é uma vitória superlativa, uma vitória do senador Cid Gomes, que é o meu orgulho. Fizemos uma extraordinária maioria na Assembleia Legislativa do Ceará”, finalizou Ciro.