Elogiado por Caetano, Leo Cavalcanti brilha em canção e em clipe gravado em Salvador

Hagamenon Brito

Publicado em 2 de abril de 2018 às 07:30

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Nascido em São Paulo e uma das revelações da nova música brasileira,  o cantor Leo Cavalcanti completou 34 anos na última quinta-feira (29/3), no mesmo dia em que Salvador fez 469 anos.  Leo Cavalcanti brilha no single Ainda Aqui Sonhando, cujo belo videoclipe foi gravado em Salvador, onde o cantor paulista mora desde novembro de 2017 (foto/divulgação) Uma "feliz coincidência ariana", diz Leo, que mora na capital baiana desde novembro e onde gravou, sob a direção de Ricardo China e Rafael Souza (Usina Films), o ótimo videoclipe da bela canção Ainda Aqui Sonhando, seu novo single.

Unindo a atmosfera joão gilbertiana do álbum Amoroso (1977) com o sofrimento pop de um coração partido e um toque mouro do neofado português, Ainda Aqui Sonhando mescla romantismo, existencialismo e política de modo sublime. 

A partir do bem pessoal e afetivo verso "O mundo explodindo e eu ainda aqui sonhando em ter um amor", Leo compôs uma emocionante crônica musical sobre o Brasil atual, sem perder o apelo universal de um tempo de ondas conservadoras no mundo. 

"Comecei a compor a música em 2016. Eu estava passando por uma relação que não deu certo. Fiquei apaixonado e a pessoa não me quis. A canção veio de um lugar bem real, ao mesmo tempo em que estava tendo a repercussão da barragem de Mariana, a articulação do golpe e a ascensão da onda conservadora", conta.

"Me vi diante da minha dor e da minha dor pelo mundo. Nesse dilema que temos de conciliar as nossas questões individuais, a necessidade de ser amado, de se realizar, de sobreviver também, com as questões coletivas e urgentes. Essa música saiu da contemplação desse lugar. Eu compus chorando. Não foi intencional. Ela brotou", diz. Conquistando mentes e corações de simples ouvintes a nobres como Caetano Veloso,  e produzido por Gustavo Ruiz e Guilherme Held, Ainda Aqui Sonhando foi o último trabalho que Leo realizou em São Paulo antes de vir para a Bahia.

Enquanto faz dança afro na Funceb e mora num apartamento na Barra com o namorado (um professor universitário baiano que residia em São Paulo e veio dar aulas em Salvador) e dois gatos, o cantor planeja gravar o seu terceiro álbum, na Bahia, este ano.

"Estou mais denso musicalmente e meu próximo disco vai seguir esse caminho. Vai ter mais sexo e mais política, mas sem deixar o existencialismo. Quero me deixar influenciar por Salvador, que é a capital musical do país e uma terra regida por afetos. Vai ter fogo, visceralidade", afirma o sensível Leo Cavalcanti, filho da física Lídia Chaib e do músico Péricles Cavalcanti, autor de pérolas da MPB como Medo de Amar, Blues e Elegia.

Veja o videoclipe de "Ainda aqui sonhando"

E também o videoclipe de "O mundo que se deseja", single de 2017 e versão da canção do argentino Juanito El Cantor  

***

SEGUNDA PARTE DA SÉRIE "LA CASA DE PAPEL" ESTREIA SEXTA NA NETFLIX Com seis episódios, a segunda parte da série espanhola La Casa de Papel estreia sexta-feira (6) na Netflix. Sucesso também no Brasil, La Casa de Papel conta a história de oito assaltantes que tentam fazer o roubo mais perfeito da história: imprimir e levar 2,4 milhões de euros da Casa da Moeda do país. Mesmo tendo tornado-se um inesperado sucesso internacional, até agora não foi anunciada uma continuação da série.

Confira o trailer da segunda parte

***

O JOGO POÉTICO DE MARCELO MONTENEGRO Um dos expoentes da poesia brasileira contemporânea, o escritor paulista Marcelo Montenegro, 46, encanta e faz cócegas pop na mente do leitor com Forte Apache (Cia das Letras | R$ 39,90 | 120 páginas), que reúne três livros em um único volume: Orfanato Portátil (2003), Garagem Lírica (2012) e o inédito Forte Apache. Uma poética sagaz do cotidiano. Eis uma prova: "Dizem que o amor desmonta tudo por dentro/ só para depois montar de outro jeito/ Estar sempre longe de onde estamos/ O charme nasce onde nos esquecemos" (Modinha).

***

KAROL CONKA REGRAVA SABOTAGE EM SINGLE Fã de Sabotage, Karol Conka regravou Cabeça de Nêgo (2002), do cultuado rapper paulista assassinado em 2003. Produzido por Instituto (Rica Amabis e Tejo Damasceno) e Boss in Drama, o single será lançado sexta-feira (6) nas plataformas digitais.