Em 12 horas, polícia mata três jovens em confrontos no Nordeste de Amaralina

Região está sem ônibus por conta de protestos depois de duas mortes

  • Foto do(a) author(a) Tailane Muniz
  • Tailane Muniz

Publicado em 20 de setembro de 2017 às 08:39

- Atualizado há um ano

. Crédito: Bruno Wendel/CORREIO

Cerca de doze horas após dois jovens morrerem em suposto confronto com a Polícia Militar, causando revolta aos moradores do Vale das Pedrinhas, outra troca de tiros resultou na morte de Diego dos Santos Santana, 22 anos, na noite desta terça-feira (19), no Complexo do Nordeste de Amaralina, em Salvador. 

Assim como Yan Patrick Queiroz Assunção, 18, e Mikael Militão dos Santos, 18 - mortos no final da manhã desta terça-feira - Diego também foi socorrido para o Hospital Geral do Estado (HGE), onde deu entrada com um tiro na cabeça, e morreu trinta minutos depois.

Conforme informações registradas no posto civil do HGE, policiais militares da 40ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Nordeste de Amaralina) informaram que estavam fazendo rondas preventivas na região do Campo do Natureza quando foram surpreendidos pela presença de homens armados. A CIPM é a mesma que realizou a incursão no Vale das Pedrinhas.

"Os PMs informaram que deram voz de prisão, entretanto, os suspeitos não atenderam e atiraram contra as guarnições, se opondo ao ato legal mediante violência e emprego de arma de fogo contra funcionário competente para executá-los ou a quem lhes esteja prestando apoio", informa o registro policial feito no HGE. 

Procurada, a PM informou que a morte de Diego foi registrada na Corregedoria da Polícia Militar. "Os policiais foram recebidos a tiros por um grupo de indivíduos armados. Após a troca de tiros e posterior fuga dos suspeitos, a guarnição encontrou um dos acusados ferido que, em seguida, foi socorrido ao Hospital Geral do Estado (HGE), mas não resistiu. Foram apreendidos com o indivíduo um revólver calibre .32, cinco recipientes plástico contendo cocaína e um vazio, quatro pedras de crack, um cordão dourado e uma quantia no valor de R$ 10, em espécie", destacou a PM, em nota.  A 40ª CIPM reforçou o policiamento na região após o fato.

O final de linha do Vale das Pedrinhas continua sem ônibus na manhã desta quarta-feira (20). Por segurança, ontem os rodoviários suspenderam o serviço no bairro após mortes de moradores e protestos. 

Protesto e mortes Mikael Militão dos Santos, 18 anos, e Yan Patrick Queiroz, 18, morreram após um suposto confronto com a Polícia Militar no Vale das Pedrinhas na manhã de ontem.

Revoltados, moradores fecharam um trecho da Avenida Juracy Magalhães, no sentido rodoviária, e atearam fogo em pneus, pela tarde. Duas adolescentes foram apreendidas durante protesto por mortes no bairro. As famílias contaram que policiais militares estiveram na localidade, levaram os jovens com vida e depois eles foram encontrados mortos no Hospital Geral do Estado (HGE). Mikael foi baleado no abdômen, na cervical e no tórax direito posterior e Yan foi baleado no tórax.

No entanto, em nota, a SSP-BA informou que os jovens foram mortos em confronto com integrantes do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) da 40ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Nordeste de Amaralina), que apreendeu no local uma pistola ponto 380, munição, drogas, um rádio comunicador e um celular.