Em 24 horas, Salvador registra quase metade da média histórica de chuvas do mês

Cratera foi aberta no Caminho das Árvores; previsão é de mais trovoada

  • D
  • Da Redação

Publicado em 10 de dezembro de 2017 às 08:04

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Mauro Akin Nassor/CORREIO

Nas últimas 24 horas, Salvador registrou um índice pluviométrico de 64,44 mm. O índice é justamente da região de Rio Sena, que foi onde mais choveu em toda a cidade, de acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), no período das 8h de sábado (9) às 8h deste domingo (10). 

Só neste intervalo, choveu quase metade do que costuma chover no mês de dezembro em Salvador. Para dar uma ideia, segundo a Defesa Civil de Salvador (Codesal), o índice histórico de chuva no mês de dezembro é de 142,8 mm. 

Em Rio Sena, o horário mais chuvoso foi por volta das 22h – apenas neste período, o acumulado de chuva chegou a 39,04 mm, de acordo com o Cemaden. Além disso, os outros bairros que registraram o maior índice pluviométrico foram Pirajá (57,21 mm), Centro Administrativo da Bahia (CAB, com 56,99 mm), Periperi (55,44 mm) e Tancredo Neves (54 mm).  Em Salvador, chegou a chover 64 mm entre a noite de sábado e a madrugada de domingo (Foto: Leitor/CORREIO) “A madrugada (deste domingo) não foi nem tão preocupante. O problema maior foi realmente a chuva do fim da tarde para o início da noite de ontem (sábado), quando tivemos algo de agressivo. Choveu cerca de 60 mm entre a tarde e a noite, algo fora da curva. Isso é mais do que um terço da chuva esperada para o mês de dezembro, isso associado aos fortes ventos”, afirmou o diretor-geral da Codesal, Sósthenes Macêdo, por telefone, ao CORREIO. 

De acordo com ele, até as 12h deste domingo, foram registradas 31 ocorrências pela Codesal, entre casos de destelhamento de casa, risco de desabamento de muro, queda de árvore, risco de deslizamento de terra e alagamentos. Os casos aconteceram em bairros como São Caetano e Stella Maris, além do Subúrbio Ferroviário. 

Cratera  Na manhã deste domingo, a Codesal, a Transalvador e outros órgãos municipais trabalham para fechar um buraco que se abriu na Rua da Jaracatiá, no Caminho das Árvores. O buraco toma quase toda a via no sentido Avenida Paulo VI. De acordo com a Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), a fenda foi aberta devido ao rompimento de uma adutora de 600 mm de água tratada da Embasa. Técnicos da empresa de água também estão no local.  A cratera foi aberta no Caminho das Árvores, debito ao rompimento de uma adutora (Foto: Mauro Akin Nassor/CORREIO) De acordo com a assessoria da Embasa, o vazamento da adutora já foi contido, enquanto a manutenção da tubulação deve ser concluída até 13h. Até lá, o abastecimento de água, que foi interrompido na Avenida Paulo VI, deve ser reestabelecido. 

E, neste domingo, a chuva deve continuar. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o dia deve ser nublado com pancadas de chuva e possíveis trovoadas isoladas. A temperatura mínima prevista é de 24°C, enquanto a temperatura máxima deve ser de 30°C. 

“Devemos ter chuva até amanhã (segunda-feira), mas algo dentro do regular, dentro do normal. Aquela pancada concentrada não está descartada, mas não devemos ter. Em todo caso, estamos de plantão recebendo as demandas”, disse Macêdo. 

Eventos cancelados Devido à previsão, eventos que seriam realizados neste domingo foram cancelados. Foi o caso da 5ª Travessia Mar Grande – Yacht para SUP, VA’A e Surfski foi cancelada pela Empresa Salvador Turismo (Saltur). Em nota divulgada na noite de sábado (9), a Saltur informou que a decisão foi devido à entrada de mau tempo na Baía de Todos os Santos e da instabilidade climática prevista para os próximos dias. 

"A análise da organização da prova dá conta de que, no momento, há evidências suficientes de que manter a programação original não seria seguro. Sabemos o quanto realizar esta travessia significa para os atletas inscritos, por isso, esta decisão foi amplamente discutida entre nossa equipe, sempre considerando, contudo, o item segurança como prioridade absoluta", dizem, no comunicado.

Ao todo, 170 participantes estavam inscritos. Segundo o órgão, uma nova data será divulgada em breve. As pranchas dos competidores que chegaram a embarcar no sábado para seguir para Mar Grande deverão ser retiradas neste domingo, no Terminal Náutico da Bahia, das 8h às 12h.Para maiores informações, a organização disponibilizou o telefone 71 98129 7801 e o e-mail: [email protected] 

Ciclone A chuva deste fim de semana veio acompanhada da passagem de um ciclone no estado. A Marinha do Brasil emitiu um alerta informando que um ciclone subtropical passaria sobre o mar do estado do Espírito Santo, o que provocou ventos fortes e ondas de 3 a 5 metros de altura também no Sul da Bahia. 

De acordo com a Marinha, os efeitos do ciclone começaram a ser sentidos desde as 10h de sábado e devem continuar até a segunda-feira (11). O Centro de Hidrografia da Marinha (CHM) emitiu um aviso de mau tempo para alertar os navegantes.