Em 50 anos, só três técnicos duraram o ano inteiro no Leão

Marcelo Chamusca tentará se juntar a René Simões, Joel Santana e Aymoré Moreira, únicos a começar e terminar uma temporada completa no comando do Vitória

  • Foto do(a) author(a) Gabriel Moura
  • Gabriel Moura

Publicado em 28 de dezembro de 2018 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Mauricia da Matta/ECV/Divulgação

Contratado para treinar o Vitória na próxima temporada, o técnico baiano Marcelo Chamusca tentará realizar uma missão que tem sido praticamente impossível no rubro-negro: completar uma temporada inteira no cargo. Nos últimos 50 anos, apenas três treinadores conseguiram tal feito.

René Simões (2005), Joel Santana (2002) e Aymoré Moreira (1979) foram os únicos a começar e terminar uma temporada completa no comando da equipe.

Desde 1967, o Vitória teve 164 comandos diferentes na beira do campo, soma que não inclui os interinos, mas conta mais de uma vez aqueles treinadores que tiveram mais de uma experiência no cargo. A média é de 3,15 técnicos por ano.

Alguns anos elevaram e muito a média. Em 1981, por exemplo, o Vitória teve sete treinadores diferentes. Já neste século, a rotatividade diminuiu. Desde 2001, 42  nomes assumiram o clube, sem contar os interinos. Esse número dá uma média de 2,3 técnicos por temporada.

Em 2018, o Leão foi treinado por Vagner Mancini, Paulo Cézar Carpegiani e João Burse, que foi interino entre os dois primeiros treinadores, mas também atuou como efetivo, nas seis rodadas finais do Brasileirão.

Sem garantia Mesmo os treinadores nas duas principais campanhas do Vitória de alcance nacional, Fito Neves (Brasileirão de 1993) e Ricardo Silva (Copa do Brasil 2010) não tiveram vida longa no clube.

Fito acabou demitido na temporada seguinte. A história de Ricardo Silva é mais curiosa. Ele foi afastado do cargo apenas uma semana depois da decisão da Copa do Brasil contra o Santos, em agosto. Na época, ganhou férias enquanto o clube contratou Toninho Cecílio, que só durou um mês até ser demitido. Ricardo Silva, que era funcionário do Leão como auxiliar técnico, voltou das férias e assumiu o time interinamente até Antônio Lopes ser contratado em outubro e ficar até dezembro.

Curiosamente, o último treinador do rubro-negro a permanecer uma temporada inteira no cargo foi René Simões, que esteve no clube no fatídico ano de 2005, que terminou com o rebaixamento do Vitória à Série C. Naquela temporada, René havia sido campeão baiano. 

Preparação A reapresentação do elenco acontecerá no dia 2 de janeiro. Até agora, o Leão não anunciou nenhum jogador, apesar de ter negociações avançadas com o meia Andrigo e o zagueiro Thales, ambos do Internacional, e o meia Ruy, do Coritiba. A estreia na temporada será no dia 15, diante do CSA, em Maceió, pela Copa do Nordeste. O primeiro jogo em casa será quatro dias depois, contra o Moto Club. 

*Integrante da 13ª turma do Correio de Futuro, sob supervisão do subeditor Miro Palma