Em ano eleitoral, Neto evita política na festa 

Prefeito esvazia agenda sobre a sucessão estadual nos dias de festa

  • Foto do(a) author(a) Luan Santos
  • Luan Santos

Publicado em 14 de fevereiro de 2018 às 10:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Em ano eleitoral, o prefeito ACM Neto (DEM) deixou de lado os debates sobre a sucessão no estado durante os dias de Carnaval em Salvador. Além de focar a agenda na organização da folia, Neto aproveitou a pausa nas costuras políticas para curtir: desfilou no trio com Psirico, pulou na pipoca do Alavontê, dançou lambada com foliãs e prestigou atrações com e sem cordas nos circuitos da folia deste ano. 

A primeira vez em que a folia teve sua abertura oficial na Barra foi marcada também pela ausência governador do estado (leia mais na reportagem abaixo). Logo após entregar as chaves da cidade para o Rei Momo, na quinta-feira, Neto se dividiu entre o trabalho diário na festa e incursões na folia. Já no dia seguinte, desfilou em cima do trio sem cordas do Psirico, acompanhado de secretários e assessores. 

Com a política reduzida na agenda, foram justamente as atrações para o folião pipoca que ganharam destaque nas declarações de Neto - este ano, cerca de 160 delas desfilaram com apoio da prefeitura, ocupando espaço antes dominados pela iniciativa privada. “Se você não tem bloco, para ter música acontecendo na cidade você precisa estimular atrações sem corda. E é o que a prefeitura vem fazendo. É um modelo muito mais democrático. Se você perguntar aos que estão na rua, eles gostam mais hoje do que do passado”, avaliou.

Neto, contudo, garante que manterá o apoio aos blocos e ressaltou que a prefeitura deu 50% de redução das taxas cobradas para todos eles no Carnaval, mas que a tendência é focar nas atrações sem corda, sobretudo para revitalizar o circuito do Centro. 

Do Campo Grande, Neto acompanhou as atrações especialmente a partir do domingo, quando desceu do camarote da prefeitura para curtir o desfile sem cordas do Alavontê, ao lado da multidão que seguia Ricardo Chaves, Magary Lord e companhia. Foi lá que Neto dançou lambada com duas foliãs, gerando diversos vídeos compartilhados nas redes sociais. 

No último dia da festa, Neto recebeu o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), e o prefeito de São Paulo, João Dória (PSDB), que elogiaram o Carnaval de Salvador. Dória, inclusive, revelou ter pedido consultoria a Neto para organizar a folia paulistana.

Política Só com o fim da folia é que Neto vai intensificar as conversas com aliados sobre a sucessão. Ao longo do Carnaval, o prefeito falou sobre a pressão da tropa liderada pelo DEM em torno de sua candidatura ao governo e deixou claro que ainda não decidiu se deixa a prefeitura para entrar na disputa. “Se olhar só 2018, tenho que ser candidato. Mas quem tem tempo não precisa ter pressa”, afirmou.

“Tenho procurado me blindar de pressões. Sei a responsabilidade que tenho com meu grupo, vou levar em  consideração, mas há elementos tão importantes quanto esses colocados na balança”, complementou o prefeito, que tem até 7 de abril para renunciar caso decida entrar na batalha eleitoral.