Em audiência, Spacey é formalmente acusado de agressão sexual

Ator ficou calado e seus advogados declararam que ele é inocente

  • D
  • Da Redação

Publicado em 7 de janeiro de 2019 às 15:15

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Nicole Harnishfeger/Getty Images/AFP

O ator Kevin Spacey foi nesta segunda-feira (7) pela primeira vez a uma audiência no tribunal de Nantucket, em Massachusetts (EUA), na qual foi formalmente acusado de agressão sexual. Ele ficou em silêncio, deixando os advogados falarem - os defensores afirmaram que Spacey é inocente. 

A defesa quer evitar que Spacey tenha que ir pessoalmente às audiências do caso. O juiz obrigou que ele estivesse presente nesta primeira, mas autorizou que na próxima, em 4 de março, ele seja representado pelos advogados.

Spacey é acusado neste caso de abusar sexualmente de um jovem de 18 anos. A polícia de Nantucket afirma ter evidência em vídeo. A vítima teria enviado o vídeo pelo Snapchat para a namorada registrando o abuso sexual. O advogado Alan Jackson, que representa o ator, minimizou as imagens e afirmou que mostram apenas as mãos de uma pessoa tocando a camisa de outra, sem indicação de ato ilegal.

A vítima seria filho de uma jornalista americana e trabalha como ajudante de garçom em um bar de Nantucket. A acusação veio a público em 2017, mas só agora chega à Justiça. "Em julho de 2016, o ator Kevin Spacey abusou sexualmente do meu filho. Aconteceu à noite em um bar. Meu filho tinha 18 anos. Ele disse para Spacey que tinha idade legal para beber. Ainda que ele tivesse mais de 21 anos, Kevin Spacey não tinha direito de atacá-lo sexualmente. Spacey pagou 'drinque após drinque' para meu filho. Quando meu filho estava bêbado, Spacey colocou a mão dentro da calça do meu filho e segurou sua genitália. Não houve consentimento. Foi um ato criminoso. Meu filho tentou se mover, Spacey continuou. Depois, foi ao banheiro e meu filho correu o mais rápido que pode até a casa da avó dele", disse a jornalista Heather Unruh, na ocasião.

Em 24 de dezembro, depois que foi noticiado que a acusação contra Spacey seria formalizada, o ator publicou um vídeo incorporando o personagem Frank Underwood, de "House of Cards".

Outras acusações Spacey também recebeu várias outras acusações de agressão sexual. Uma delas partiu da própria equipe de "House of Cards", o que resultou na sua exclusão da série. A última temporada do seriado não teve o personagem de Spacey. O ator também substituído no filme "Todo o Dinheiro do Mundo", em papel que rendeu indicação ao Oscar a Christopher Plummer.

Veja como se desenrolou o caso contra Spacey:

* No dia 30 de outubro de 2017, o ator de "Star Trek" Anthony Rapp disse ao site "Buzzfeed" que foi assediado por Kevin Spacey aos 14 anos. * No mesmo dia, Spacey disse que não se lembrava de ter assediado Rapp, mas pediu desculpas ainda assim e revelou ser gay. * No dia 31 de outubro, a Netflix disse que suspendeu a produção de 'House of Cards' após a acusação. * No dia 1º de novembro, o ator mexicano Roberto Cavazos disse que também foi assediado por Spacey. * No dia 2 de novembro, ele foi acusado de assédio por homens da equipe de "House of Cards". * No mesmo dia, ele foi alvo de mais denúncias de assédio no Reino Unido e disse que vai buscar tratamento. * No final de novembro, ele foi alvo de mais de 20 acusações de "comportamento inapropriado" como diretor artístico do teatro Old Vic, em Londres. * Em dezembro de 2017, o ex-genro do rei da Noruega afirmou que Spacey tocou nele embaixo da mesa em uma cerimônia do Nobel da Paz em 2007. * Em dezembro de 2018, a polícia de Massachussets apresentou formalmente à justiça a acusação de abuso sexual contra o ator, no caso do funcionário do restaurante e filho da jornalista Heather Unruh.