Em bom momento, Bahia agora mira classificação na Copa do Brasil

Reforçado, tricolor encara o São Paulo, nesta quarta-feira (29), às 21h30, na Fonte Nova

  • Foto do(a) author(a) Gabriel Rodrigues
  • Gabriel Rodrigues

Publicado em 27 de maio de 2019 às 20:37

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia

O torcedor do Bahia não poderia estar vivendo momento mais especial na temporada. O triunfo sobre o Fluminense, por 3x2, na Fonte Nova, fez o tricolor alcançar o seu melhor início no Brasileirão na era dos pontos corridos.

Desde 2003, é a primeira vez que o Esquadrão soma 10 pontos nos seis primeiros jogos do torneio. Até aqui foram três triunfos um empate e duas derrotas, desempenho que coloca o tricolor no bolo dos times que brigam por uma vaga no G6 da Série A. 

Esse bom momento passa pela Fonte Nova. Atuando em casa, o tricolor está invicto no Brasileiro. Além disso, o clube venceu 10 dos 16 jogos que fez no estádio na temporada, um aproveitamento de 63%. E é esse fator que o Bahia quer usar para se sair bem também na Copa do Brasil. 

Nesta quarta-feira (29), o time do técnico Roger Machado recebe o São Paulo, às 21h30, pelo jogo de volta das oitavas de final da competição. Será a última partida da equipe na Fonte Nova antes da pausa da Copa América. E nada melhor do que avançar de fase para fechar com chave de ouro essa despedida. Para avançar às quartas, o Bahia precisa de apenas um empate, já que venceu o jogo de ida por 1x0, no estádio do Morumbi.     “A gente está fazendo um bom trabalho, tem que correr um pelo outro, conseguir a classificação e, se possível, com um triunfo”, afirmou o atacante Gilberto. O camisa 9 também será outra esperança para o Bahia no duelo. Depois de marcar duas vezes contra o Fluminense, o atacante encerrou a seca de gols, chegou ao seu 16º tento na temporada e agora já mira o duelo contra o time paulista. 

“Sempre trabalho do mesmo jeito. Independentemente de a fase estar boa ou não, acho que a gente tem que trabalhar e fazer o que a gente deve direito, e às vezes um pouco mais, se possível. Estou feliz por voltar a marcar. Agora um pouco mais de tranquilidade para fazer meu trabalho. Espero poder ajudar o Bahia ainda mais”, disse o atacante, que cumpriu suspensão na primeira partida e não atuou no Morumbi.

Agora que está disponível e que com o faro apurado, Gilberto explica que vai ter que cuidar apenas da garganta para chegar 100% no duelo decisivo.  “No primeiro jogo da Copa do Brasil eu tive uma pancada na garganta, que até hoje não melhorei. Contra o Fluminense uma exagerada na força e na vontade na comemoração, no grito. Acho que hoje pegou”, explicou o centroavante. 

Preparação  Sem tempo a perder, o Esquadrão já iniciou os trabalhos de olho na partida contra os paulistas. Na tarde desta segunda-feira (27), os jogadores se reapresentaram no Fazendão. Os atletas que atuaram mais de 45 minutos diante do Fluminense fizeram somente um trabalho regenerativo. Já os reservas foram para o campo.   Roger Machado aproveitou o dia para realizar um jogo treino entre os reservas e o time de transição, treinado por Dado Cavalcanti e que está disputando o Campeonato Brasileiro de Aspirantes.

A atividade terminou com triunfo do time reserva por 2x1. Fernandão e Paulinho marcaram os gols. A equipe foi formada por: Anderson, Ezequiel, Everson (Jackson), Xandão e Paulinho; Medeiros, Flávio, Marco Antônio (Iago), Clayton e Shaylon;  Fernandão.

Para a partida decisiva, Roger não contará com o lateral-direito Ezequiel, que já atuou pelo Fluminense na Copa do Brasil. As outras baixas ficam por conta do meia Shaylon, recuperado um tratamento odontológico, mas que não pode atuar por ser jogador do São Paulo, e do atacante Rogério, com dores na coxa. O atacante Artur Caíke, que não enfrentou o tricolor na ida, retorna. O elenco do Bahia volta aos treinos nesta terça-feira (28), quando finaliza a preparação.