Em busca da sobrevivência, nanicos lideram número de candidatos na Bahia

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

  • Foto do(a) author(a) Luan Santos
  • Luan Santos

Publicado em 27 de setembro de 2018 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

A luta pela sobrevivência política a partir de 2019 levou os partidos nanicos a  apresentarem maior número de candidatos nas eleições deste ano. Dentre as 33 legendas que participam da disputa eleitoral na Bahia, três siglas de menor  musculatura lideram o número de candidaturas. Empatados em primeiro lugar estão PSOL e Patriota, com 103 postulantes cada, seguidos pelo PTC, com 98. No ranking  das 10 agremiações com mais concorrentes, sete são consideradas nanicas, enquanto  três estão no grupo dos partidos tradicionais: DEM, com 73 candidatos, MDB, com  69, e PDT, com 47. PHS, com 60 postulantes, PSC, com 51, PCdoB, com 48, e DC, com 44, completam a lista. 

Estratégia Entre as legendas menores, o principal fator que levou ao maior número de candidaturas foi a cláusula de barreira, aprovada na reforma eleitoral de 2017. Pela nova regra, somente vão ter direito ao fundo partidário e ao tempo de propaganda gratuito partidos que tenham 1,5% dos votos válidos para a Câmara dos Deputados.

Aumento Dentre as 33 legendas na Bahia, 15 tiveram aumento no número de candidatos em relação a 2014. Delas, 11 estão no grupo dos nanicos. Proporcionalmente, quem mais aumentou o número de postulantes foi o PHS, que saltou de 18 para 60, o que representa alta de 233%. Depois estão Pros, com 137,5% (de 8 para 19 candidatos) e PPL, com 133,3% (de 9 para 21). Por outro lado, a maior redução foi registrada pelo PSB. Em 2014, os socialistas  tiveram 63 candidatos, contra 19 este ano, queda de 69,8%. Em seguida aparece o PMN, que caiu de 24 para 11 (variação de 54,1%). 

Segue inelegível Por unanimidade, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) manteve, ontem, a inelegibilidade do ex-prefeito de Juazeiro Isaac Carvalho (PCdoB), candidato a deputado federal nas eleições deste ano. Por 6 votos a 0, a Corte entendeu que o crime cometido pelo comunista não integra o rol dos crimes de menor potencial ofensivo e, com isso, ele deve ser impedido de disputar a eleição. Caso concorra nestas condições, os votos de Isaac serão considerados nulos. No sistema DivulgaCand, a candidatura do ex-prefeito aparece como indeferida com recurso. Com a nova decisão, ele deve ser considerado inapto.

Pela culatra A estratégia de lideranças governistas no interior do estado de distribuir “santinhos” com o ex-presidente Lula como candidato à Presidência pode custar caro. Na última semana, a Satélite já havia publicado que postulantes de várias siglas utilizam essa tática, que foi denunciada pela coligação de Zé Ronaldo (DEM). Em Santa Catarina, a Justiça Eleitoral determinou a apreensão desse tipo de propaganda irregular. A prática foi identificada em campanhas de pelo menos 35 candidatos. 

Mais uma Aumentou para R$ 347,1 mil a dívida do prefeito de Itabuna, Fernando Gomes (sem partido), com o município referente a ressarcimentos determinados pelo Tribunal de Contas dos Municípios. Ontem, a Corte puniu novamente o gestor a devolver R$ 10,6 mil. "Há uma série de vantagens comparativas para quem está no exercício do mandato. Por exemplo, número e nome conhecidos, cabos eleitorais fidelizados e doadores de campanha já habituais", Antônio Augusto de Queiroz, diretor do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), ao defender que a renovação na Câmara dos Deputados nas eleições de outubro será a menor dos últimos anos por causa das mudanças na legislação de 2015 e 2017. Nas últimas quatro eleições, o percentual de renovação na Câmara dos Deputados ficou abaixo de 40%, de acordo com os dados da Secretaria-Geral da Mesa. A média de 2002 até 2014 foi de 37,5%. As eleições com o menor índice de renovação foram as de 2002, com 36%