Em busca de novos clientes

Por Antonio Meira Jr.

  • Foto do(a) author(a) Antônio Meira Jr.
  • Antônio Meira Jr.

Publicado em 12 de maio de 2018 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Este é o visual do Citroën C4 Cactus brasileiro (Foto: Divulgação) A Citroën finalmente divulgou as primeiras imagens oficiais da sua versão brasileira do C4 Cactus. Este crossover, que foi lançado há quatro anos na Europa, é construído sobre a plataforma PF1, a mesma dos Peugeot 208 e 2008 e dos Citroën C3 e Aircross. Apesar disso, ele é um modelo médio em dimensões, com 4,16 metros de comprimento, 1,73 m de largura, 1,48 m de altura e 2,60 m de entre-eixos - medidas semelhantes às do 2008. O motor deve ser o 1.6 16V naturalmente aspirado que equipa os modelos de entrada da PSA, com 118 cv no etanol, e o 1.6 THP, turbinado, que entrega 173 cv com o combustível derivado da cana. Mas, ao contrário do 2008, o C4 Cactus deverá oferecer o câmbio automático de seis velocidades em sua versão topo de linha. O Citroën será produzido na fábrica da PSA em Porto Real, no Rio de Janeiro, e chegará ao mercado nacional no segundo semestre.

MERCADO BAIANO Na Bahia, o Chevrolet Onix foi o modelo mais vendido em abril com 521 unidades. O Hyundai HB20 ficou com a segunda posição (374) e a Fiat Strada (335) com a terceira. Outra picape da Fiat, a Toro, aparece na quarta (301) e o Toyota Corolla surpreendeu com a quinta posição (290). Produzido em Camaçari, o Ford Ka não obteve no estado a terceira posição na média nacional e por aqui ocupa apenas a sexta colocação com 256 emplacamentos. O Chevrolet Prisma fechou o mês com 252 unidades e foi seguido por Renault Kwid (241), Jeep Compass (234) e Ford Ranger (226).

MERCADO DE LUXO Entre os modelos premium, a Mercedes-Benz foi a marca que mais teve modelos emplacados no estado com 24 unidades. Outra marca alemã, a BMW, ficou com a segunda posição com 22 carros e a Volvo Cars ficou na terceira posição com 15 veículos. Na sequência, vieram a Land Rover (13), Lexus (11), Audi (9) e Jaguar (2). Entre os modelos, o destaque foi para o Mercedes-Benz Classe C, com 13 emplacamentos. O BMW X1 e o Volvo XC60 ficaram empatados na segunda posição com dez unidades cada. A terceira  ficou com o Lexus NX300 com oito emplacamentos.

LUXO SUPERLATIVO Depois de criar bastante expectativa e divulgar algumas imagens do protótipo em ação, a Rolls-Royce apresentou seu primeiro utilitário esportivo, o Cullinan. Confirmado para o Brasil, o Cullinan é um veículo todo-terreno, de grande porte e que torna possível, pela primeira vez, realizar viagens fora de estrada com alto luxo. Claro que para quem possa pagar mais de R$ 1 milhão por isso. A Rolls-Royce não divulgou preços, mas é estimado em 275 mil libras esterlinas (cerca de R$ 1,34 milhão na conversão direta). O motor, de origem BMW, é um V12 biturbo de 6,75 litros. Ele desenvolve 563 cv de potência e entrega 86,6 kgfm de torque. O nome do novo Rolls-Royce é o mesmo dado ao maior diamante já descoberto e que agora reside entre as joias da coroa britânica. Entre os concorrentes está o Bentley Bentayga. Foto: Divulgação Foto: Divulgação DUAS RODAS No emplacamento de motos em abril, soberania da Honda na Bahia. Entre as dez mais vendidas no estado, sete foram da marca japonesa. A CG 160 foi a líder e teve 1.158 unidades licenciadas. Na sequência ficaram: Pop 110 (888), NXR 160 (732), Biz (606), XRE 300 (278) e PCX 150 (134). A Yamaha ficou com a sétima posição com a YBR 150 (117) e a Honda voltou na oitava com a CG 125 (106). A nona foi da XTZ 150 da Yamaha (95) e a décima da Shineray XY50 (86).