Em carta a Caetano Veloso, Temer chama Ciro de 'pigmeu político'

Presidente escreveu mensagem ao cantor baiano após comparação depreciativa

  • D
  • Da Redação

Publicado em 21 de agosto de 2018 às 14:03

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: AFP

O presidente Michel Temer enviou na segunda-feira (20) uma carta ao cantor baiano Caetano Veloso na qual rejeita uma comparação depreciativa feita pelo artista entre ele e Ciro Gomes, candidato do PDT à presidência. Caetano apoia Ciro, como já declarou publicamente em várias ocasiões. A informação é do blog da jornalista Andreia Sadi, que divulgou trechos da carta enviada por Temer. 

Temer pede na carta para fazer um "contraponto" à fala de Caetano, que disse que Temer é "dissimulado, cria conchavos, não pensa no povo e é do passado. E Ciro fala com coragem e Temer cala com astúcia". Temer respondeu que "nunca fugiu de embates" e que " em política, não há conchavos na prática do presidente, mas articulação".

O presidente ataca Ciro, afirmando que existem ações contra o ex-ministro, classificado por ele de "pigmeu político". "Michel Temer nunca fugiu de embates, seja como secretário de Segurança Pública, onde dialogou com grevistas, estudantes e policiais em greves ou manifestações – sempre de peito aberto e ouvido atento às reivindicações. Ou debateu publicamente com outros políticos muito temidos, admirados ou respeitados em Brasília. Basta procurar em jornais do passado. No presente, os atores são menores: há ações nos tribunais contra Ciro Gomes, a quem o presidente classificou de pigmeu político", diz trecho da carta.

Temer ainda escreve que a Lei da Ficha Limpa foi aprovada quando ele presidia a Câmara dos Deputados, vencendo resistência interna.