Em entrega de geomanta, prefeitura anuncia edital para selecionar grafiteiros

ACM Neto entregou primeira encosta grafitada no Rio Vermelho nesta sexta (19)

  • D
  • Da Redação

Publicado em 19 de outubro de 2018 às 19:59

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Max Haack/Secom PMS
. por Foto: Max Haack/Secom PMS

O prefeito ACM Neto inaugurou nesta sexta-feira (19) a nova geomanta na Rua Conselheiro Pedro Luiz, no Rio Vermelho, na altura do cruzamento da Lucaia (acessos das avenidas Garibaldi e Vasco da Gama). A estrutura, que é a primeira grafitada da capital baiana, contou com um investimento de R$ 217,8 mil, e é só a primeira de muitas que irão, além de proteger, embelezar a cidade.

Segundo a prefeitura, a partir de 2019, outras geomantas grafitadas vão ser construídas nos bairros. A informação foi confirmada pelo diretor da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Sosthenes Macedo, e pelo presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Fernando Guerreiro, que adiantou que a seleção dos artistas plásticos e grafiteiros vai ser feita mediante edital, lançado no ano que vem. A princípio, vão ser escolhidos 10 trabalhos para ilustrar as geomantas da capital baiana.“É bom que esse tipo de obra leva arte às ruas e às pessoas sem avisar”, ressaltou Guerreiro.Ao lado de Sósthenes e Guerreiro, além do vice-prefeito, Bruno Reis, e do deputado federal eleito João Roma, Neto afirmou que, além de solucionar o problema das encostas e desabamentos ocasionados pela chuva, a geomanta “é uma obra de arte ao ar livre”.“Entregar mais uma geomanta em Salvador é uma alegria enorme. Já são 115 obras realizadas desde de 2016 e mais 25 em execução. Até o final do ano, teremos um número de 140 geomantas na capital baiana. E essa é especial, porque tem grande visibilidade em nossa cidade e preocupava muito a população”, disse o prefeito.Ele ainda ressaltou que a ideia de tornar a geomanta uma obra de arte partiu de uma parceria entre a Codesal e FGM, com o apoio do artista plástico Bruno Wiw, que também esteve presente na inauguração. “A geomanta é cinza e de certa forma traz um aspecto de aridez para a cidade. Quando se tem criatividade e se sabe valorizar os artistas, a gente tem essa transformação. O que poderia ser algo pesado em nossa cidade, virou obra de arte ao ar livre”, afirmou.

[[galeria]]

Parceria O gestor municipal aproveitou para alfinetar outros políticos de cidades brasileiras.“A prefeitura vai apoiar os grafiteiros, para que a gente possa ter arte em nossas encostas e ruas. Em outros lugares do Brasil, a gestão pública persegue a grafitagem. Isso é um absurdo. Aqui a gente chama os grafiteiros para fazer a arte e trazer mais vida a Salvador”, declarou.O diretor da Codesal, Sosthenes Macedo, afirmou que o órgão sempre recebeu chamados de moradores da região, principalmente em tempos chuvosos, e a “geomanta veio trazer mais segurança à população”. Ainda segundo ele, antes da obra, a região, além de causar riscos para as casas, significava perigo para os motoristas e para a própria pista da Rua Conselheiro Pedro Luiz. “Se a terra escorrega e toma a pista, a cidade ficaria um caos, podendo causar acidentes”, mencionou.

[[publicidade]]

A obra recém-inaugurada protege uma encosta de 1.391 m² e vai beneficiar 53 famílias. A dona de casa Lourdes Vieira, 64 anos, moradora do local, não conseguiu esconder a felicidade nesta sexta. “As pessoas não conseguem imaginar o desespero da gente em dias de chuva. A minha casa fica um pouco recuada, mas eu corro risco da mesma forma, se acontecer um deslizamento”, confessou.

Todas as geomantas já construídas em Salvador compreendem um total de 77,4 mil m², tendo um investimento da administração municipal de cerca de R$ 12 milhões. O prefeito concluiu que a tecnologia adotada para a construção das geomantas é “o que existe de mais moderno, com planejamento e acompanhamento das áreas de risco”.