Em entrevista ao CORREIO, Emiliano d'Ávila fala sobre Clandestinos, carreira e namoro

O ator baiano veio a Salvador para as festas de Fim de Ano

  • D
  • Da Redação

Publicado em 26 de dezembro de 2010 às 08:17

- Atualizado há um ano

Mayra Lopes| Redação [email protected]

Ele nasceu no bairro de Brotas, em Salvador. Tem 24 anos, é filho de Aurélio e Tânia Morais. Irmão mais novo de Joana d'Ávila, hoje, Emiliano d'Ávila é mais conhecido nas ruas como 'Pedro Balla', personagem que interpreta na peça Clandestinos, dirigida por João Falcão, e que foi transformada em série pela TV Globo.De passagem por Salvador, onde veio passar as festas de fim de ano com a família, Emiliano conversou com o Correio24horas sobre teatro, televisão, e sua vida amorosa.

No Colégio São Paulo, com 11 anos, ele descobriu o teatro. O que antes era apenas um hobby, ao chegar ao seu 3º ano, Emiliano descobriu que sua real vocação eram as artes cênicas. Após terminar sua graduação na Unversidade Federal da Bahia (UFBA), o jovem ariscou e partiu com 22 anos para o Rio de Janeiro para tentar carreira nos palcos cariocas.

"O Pedro foi sendo construído aos poucos até que o personagem ficou pronto", disse o ator"Fiquei por um ano com meus avós paternos até decidir morar sozinho. Hoje, eu moro no bairro de Ipanema".Segundo o jovem ator, o Clandestinos surgiu de forma inesperada. "Descobri o teste no último dia de inscrição. Nem esperava ser selecionado". Escolhido entre os mais de 3.000 inscritos, Emiliano - após oficinas de improviso, criação, dramatização - foi criando, junto com João Falcão, o personagem Pedro Balla."O Pedro foi sendo construído aos poucos, 'mais sotaque', 'isso é bom', 'isso não é', até que o personagem ficou pronto", disse o ator. Na peça, os atores encenam histórias pessoais misturadas à ficção. Na série, o personagem Pedro Balla é criado por baianas do acarajé, bem diferente de Emiliano.Bastou sua primeira aparição na série para Emiliano perceber que Pedro Balla lhe reservava caminhos ainda mais longos. "O Clandestinos está sendo um divisor de águas, tanto na minha carreira quanto na minha vida, que agora é toda projetada para lá [Rio]".

O ator, que já é apontado como reveleção da safra de bons atores baianos, já tem contrato com a TV Globo. "Fiquei mais nervoso de ir para Clandestinos. Com a TV está sendo mais tranquilo", brincou.

De passagem por Salvador para as festas de fim de ano, o ator conversou com o CORREIOQuando perguntado sobre sua relação com o diretor, Emiliano foi incisivo: "A melhor coisa que João Falcão nos dá é a liberdade, que é essencial para o ator poder criar". Já em relação aos outros atores: "Somos muito unidos, eles são meus amigos, meu clã..."Na entrevista, Emiliano revelou que namora a atriz pernambucana Chandelly Braz, que também integra o elenco de Clandestinos. Sobre os receios que costumam acompanhar os grandes sucessos, o ator pondera: " seria ter de fazer coisas que não me realizem por questão de sobrevivência".Mesmo com o fim das exibições da série pela TV Globo, a peça clandestinos segue a trajetória de sucesso de público e crítica. Segundo o jovem galã, mesmo sem patrocínio, a peça já está fechada para 2011 no Teatro Carlos Gomes, no Rio de Janeiro. Em fevereiro e março, a peça irá viajar pelo Brasil. A turnê traz a possibilidade de Emiliano retornar aos palcos baianos. "Existe a chance de trazer a peça pra Salvador. Porém, a falta de patrocínio dificulta um pouco porque a peça tem 15 atores, o que tornam caras as produções".

###YOUTUBE###