Em jogo de pouca inspiração, Bahia só empata com o Avaí em Pituaçu

Tricolor chegou a sair na frente, mas cedeu o empate e perdeu a chance de embalar o segundo triunfo no Brasileirão

  • Foto do(a) author(a) Gabriel Rodrigues
  • Gabriel Rodrigues

Publicado em 16 de julho de 2017 às 20:50

- Atualizado há um ano

A reação do Bahia no Campeonato Brasileiro foi freada pelo empate por 1x1 com o Avaí, na noite deste domingo (16), no estádio de Pituaçu. Em um  jogo de pouca inspiração, o tricolor chegou a sair na frente, com um golaço de Renê Júnior, mas cedeu o empate minutos depois e perdeu a chance de conquistar o segundo triunfo seguido na competição. É o 14º colocado.

Sem Rodrigão, Jorginho apostou no jovem João Paulo para ser a referência do tricolor na área, com Mendoza e Allione se alternando nas pontas. Mas os dois times começaram o duelo se estudando bastante.  Com mais posse de bola, o Bahia tinha dificuldade para passar pela defesa catarinense. O chute de Eder e a cabeçada de Renê Júnior, ambos para fora, foram os melhores lances nos primeiros minutos. 

Do outro lado o Avaí pouco incomodava o goleiro Jean. Na primeira chegada, Eder escorregou na grande área e Joel cabeceou para fora no cruzamento de Júnior Dutra. Impaciente com a falta de criatividade, a torcida do Bahia chegou a ensaiar vaias, mas logo trocou por aplausos depois que Allione emendou de letra o cruzamento de Eduardo e acertou a trave.João Paulo foi o escolhido de Jorginho para substituir o atacante Rodrigão, vetado pelo departamento médico (Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia)Empolgados, os pouco mais de 12 mil pagantes passaram a empurrar o time com gritos e cantos de incentivo. O apoio quase deu resultado quando João Paulo aproveitou bola cruzada na área e chutou forte, obrigando Douglas a fazer boa defesa.  Com a pontaria pouco calibrada, os times não conseguiram tirar o zero do marcador na primeira etapa. 

No intervalo, Jorginho fez duas mudanças no setor de meio-campo e voltou com Vinícius e Gustavo Ferrareis nas vagas de Régis e Allione. O panorama, no entanto, seguiu o mesmo, com pouca criatividade entre as equipes. 

Aos oito minutos, Júnior Dutra cobrou falta direta, nas mãos de Jean. A resposta tricolor foi com chute de fora da área de Vinícius, que cobriu a meta de Douglas.

O goleiro do Avaí voltou a aparecer em outros dois lances. Primeiro no chute forte de João Paulo, depois em outra tentativa de fora da área, dessa vez de Mendoza, que foi para escanteio. Em uma última cartada, o técnico Jorginho estreou o garoto Júnior Brumado, de apenas 18 anos, no lugar de Mendoza. 

Mas quem deu uma de homem-gol foi o volante Renê Júnior. Aos 29 minutos, ele fez boa jogada na lateral, tabelou com Gustavo Ferrareis, deu um banho de cuia no marcador e, antes de a bola cair no chão, completou de primeira para o fundo da rede.

O gol reanimou a torcida nas arquibancadas. Em campo, o Bahia por pouco não chegou ao segundo depois que Ferrareis arriscou o cruzamento e acertou a trave. Porém, a felicidade durou pouco. Aos 37, o Avaí cobrou escanteio na área e no bate-rebate a bola sobrou para Júnior Dutra, que emendou uma meia bicicleta e empatou.

Com 1x1 no placar o Bahia tentou se lançar ao ataque, mas esbarrou na pouca criatividade apresentada durante toda a partida. João Paulo tentou em cobrança de falta e mandou para fora. O árbitro chegou a dar três minutos de acréscimo, mas o tempo não foi suficiente para alterar o panorama e o placar do jogo. 

O Bahia volta a jogar quarta-feira (19), às 21h45, contra o Atlético Mineiro, em Belo Horizonte.