Em jogo emocionante, França vence na estreia contra a Austrália

Confronto foi marcado pelo uso de tecnologia do árbitro de vídeo

  • Foto do(a) author(a) Fernanda Varela
  • Fernanda Varela

Publicado em 16 de junho de 2018 às 08:52

- Atualizado há um ano

. Crédito: Fifa/Divulgação

O terceiro dia da Copa do Mundo da Rússia começou cedo para os amantes de futebol. Neste sábado (16), França e Austrália abriram o dia, estrearam pelo Grupo C, em um jogo de muita emoção. No fim das contas, os franceses levaram a melhor e venceram por 2x1, em jogo que mostrou as novas tecnologias implantadas neste Mundial.

No primeiro tempo, a França jogou muito abaixo do que era esperado, enquanto a Austrália surpreendeu e criou boas oportunidades no ataque. Os franceses até conseguiram pressionar nos minutos iniciais, mas esbarraram em um adversário muito bem organizado taticamente, com a defesa bem posicionada, um meio-campo criativo e os atacantes sem medo de avançar. 

As melhores chances do time amarelo foram aos 16, quando Mooy lançou bola na área e Tolisso quase marca contra, e aos 44, quando Behich tentou o cruzamento, a zaga da França afastou e, no rebote, o australiano tentou bater colocado e por pouco não acertou a meta de Lloris. Já os franceses, que pouco criaram, perderam uma chance incrível aos 32, quando Griezmann deixou Hernández na cara do gol e o jogador foi travado pela defesa rival.

No segundo tempo, muita emoção e gol para cada lado. Aos 10 minutos de jogo, Griezmann foi derrubado na área, o árbitro consultou o árbitro de vídeo e marcou. Aos 12, o próprio jogador cobrou e, de canhota, abriu o placar para os franceses. Quase não deu tempo de comemorar. Três minutos depois, o zagueiro Umtiti deu bobeira, meteu a mão na bola e cometeu pênalti a favor dos australianos. O capitão Jedinak cobrou e, com categoria, deixou tudo igual em Kazan.

Foi um jogo perfeito para mostrar as novas tecnologias implantadas na Copa da Rússia. Além do árbitro de vídeo, a França mostrou ao torcedor que aquele alarme implantado na bola, que avisa quando é gol, funciona mesmo. Aos 35, Pogba tabelou com Mbappé, depois com Giroud. Ele disputou a bola com Behich e, no bate e rebate, mandou um chute. A bola passou por cobertura, quicou e saiu. Todos ficaram na dúvida se ela tinha passado na linha do gol, quando o árbitro recebeu a notificação e confirmou: 2x1.

Com o resultado a França assume temporariamente a liderança do Grupo C, com três pontos. O outro jogo da chave acontece às 13h, quando Peru e Dinamarca se enfrentam em Saransk.