Em jogo emocionante, Inglaterra supera Colômbia nos pênaltis

Classificados, ingleses enfrentarão a Suécia nas quartas de final

  • Foto do(a) author(a) Fernanda Varela
  • Fernanda Varela

Publicado em 3 de julho de 2018 às 17:57

- Atualizado há um ano

. Crédito: FRANCK FIFE/AFP

O sonho continua para a Inglaterra, que eliminou a Colômbia nas oitavas de final da Copa do Mundo. Nos pênaltis, após um 1x1 no tempo normal e prorrogação, os ingleses garantiram vaga nas quartas de final e terão a Suécia pela frente, em jogo que acontece sábado (7), às 11h, em Samara. Além de garantir a classificação, a Inglaterra fez história. Foi a primeira vez que a seleção venceu uma disputa de pênaltis em Copa - ao todo, já participou de quatro. Já o país sul-americano enfrentou as penalidades pela primeira vez.

O que parecia o gol da classificação no tempo regulamentar veio pelos pés do artilheiro do Mundial da Rússia. No começo do segundo tempo, após um primeiro tempo sem gols, amarrado e com algumas confusões entre os atletas, Carlos Sánchez colocou o braço na frente de Harry Kane e pulou nas costas do jogador. O árbitro marcou a penalidade de imediato, sem nem consultar o árbitro de vídeo.

Esse é o segundo pênalti cometido pelo atleta colombiano. O primeiro foi na estreia colombiana na Copa, contra o Japão, quando Sánchez colocou a mão na bola e foi expulso com menos de três minutos de jogo. Ele foi o segundo atleta a levar um cartão vermelho mais rapidamente na história das Copas.

Após a marcação, Kane partiu para a cobrança e mandou uma bomba, sem chance para Ospina. O atacante é o artilheiro isolado desta Copa do Mundo, agora com seis gols marcados.

A Colômbia perdeu a melhor chance do jogo nos 15 minutos finais, quando Bacca roubou uma boa e armou uma jogada de velocidade, deixando Cuadrado livre para marcar, mas o jogador mandou por cima do gol. Os sul-americanos não desistiram e, no fim, veio o gol salvador.

Quando faltavam apenas dois minutos para a Inglaterra quebrar um tabu de 12 anos e finalmente voltar a se classificar para as quartas de final, a bola aérea colombiana apareceu. Aos 48, o zagueiro Mina aproveitou cobrança de escanteio e, de cabeça, deixou tudo igual: 1x1. Foi o terceiro gol do defensor do Barcelona no Mundial, o terceiro de cabeça. 

Prorrogação e pênaltis Na prorrogação, o empate persistiu e a decisão precisou ir para os pênaltis. Pelo lado dos ingleses, Harry Kane, Rashford, Trippier e Dier marcaram e apenas Henderson perdeu. O problema é que só Falcao, Cuadrado e Muriel fizeram pelo lado dos colombianos, enquanto Uribe e Bacca desperdiçaram suas cobranças e viram o sonho de chegar às quartas ficar para trás.