Em livro infantil, Ricardo Ishmael faz viagem à África e à ancestralidade

entretenimento
06.08.2021, 10:30:00
Ricardo Ishmael (Foto: Anderson Glover)

Em livro infantil, Ricardo Ishmael faz viagem à África e à ancestralidade

O Menino de Asas Invisíveis é o segundo livro para crianças do jornalista

O jornalista Ricardo Ishmael, que apresenta o Jornal da Manhã na TV Bahia, lamenta o fato de ter convivido pouco tempo com avós e bisavós, que morreram cedo. Talvez este desejo de tê-los conhecido melhor seja a razão para ter escrito seu novo livro infantojuvenil, O Menino de Asas Invisíveis.
Na história, o pequeno Hadouk divide com a bisavó Bargé o sonho de conhecer a África, de onde vieram seus antepassados. Ela então lhe conta um pouco das suas origens. Hadouk vai também aprender a origem de seu nome e conhecer o doloroso processo de escravização dos africanos e a resistência daquele povo.

A bisa é uma habilidosa contadora de história, que ajuda o garoto a dar asas à imaginação. Nisso, Bargé se assemelha a Dona Petinha, mãe de Ricardo. Era ela que, embora fosse semi-analfabeta, contava histórias a ele e aos irmãos. "Não tínhamos livros em casa, mas ela contava histórias e elas sempre tinham um elemento de sonho, magia, fantasia", lembra-se o autor.

A curiosidade que Ricardo tem pelos antepassados não é apenas uma questão íntima: ela vem também de sua religião, o candomblé, que valoriza muito a ancestralidade. "Sempre quis saber se meus antepassados foram pessoas bacanas, do bem, justas... É nesse espelho que quero me mirar", diz Ricardo.

O sonho e a morte são também temas que estão no livro e que permeiam o universo infantil. "Sonhar é importante, sempre alimentei meus sonhos e tive meus sonhos alimentados também pelas histórias que minha mãe me contava". As ilustrações são de George Lopes e apresentação de Mabel Velloso. O texto da contracapa é de Carlinhos Brown. O lançamento será nesta sexta, 6, às 19h, no Instagram do autor, @ricardoishmael.

Agenda

Lançamento de “O Menino de Asas Invisíveis”, de Ricardo Ishmael
Horário: 6 de agosto, 19h
Onde: Instagram @ricardoishmael
Vendas: mojubaeditora.com.br e Livraria Escariz – Shopping Barra
Preço: R$ 40 | 40 págs.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas