Em meio a denúncias, Joseph Blatter renuncia à presidência da Fifa

Em seu pronunciamento, Blatter disse não ter o apoio do mundo do futebol, o que o teria levado a renunciar

Publicado em 2 de junho de 2015 às 14:35

- Atualizado há um ano

O presidente da Fifa Joseph Blatter renunciou ao cargo após as denúncias de corrupção da instituição. O anúncio aconteceu durante uma entrevista coletiva na tarde desta terça-feira (2). Em seu pronunciamento, Blatter disse ter se candidatado por ser a "melhor opção" para o futebol, porém, o cartola disse não ter o apoio do mundo do futebol, e isso o teria levado à renuncia.(Foto: AFP)Novas eleições devem acontecer na entidade entre dezembro de 2015 e março de 2016, até lá, Blatter seguirá exercendo o cargo. "Um novo presidente será eleito para me suceder. Vou continuar a exercer minha função como presidente até um novo presidente ser escolhido", disse Blatter.

[[saiba_mais]]

No dia 27 a polícia da Suíça prendeu seis dirigentes da Fifa, após denúncia da Promotoria de Nova York, EUA, em um hotel de luxo em Zurique sob a acusação de corrupção. Dentre eles, o ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), José Maria Marin. 

Ao todo, nove dirigentes e cinco empresários esportivos de várias nacionalidades foram denunciados à Justiça norte-americana. São investigados ainda indícios de fraude na escolha dos países-sede das próximas Copas do Mundo (Rússia, 2018, e Catar, 2022).

De acordo com a Promotoria de Justiça de Nova York e a Polícia Federal dos Estados Unidos (FBI), o esquema pode ter movimentado mais de US$ 150 milhões em mais de vinte anos.