Em Moçambique, homens carecas são alvos de ataques para rituais

Curandeiros pedem que clientes tragam cabeça de careca para ritual que promete aumentar riqueza

  • D
  • Da Redação

Publicado em 7 de junho de 2017 às 22:23

- Atualizado há um ano

Homens carecas se tornaram alvos de ataque em Moçambique por conta de rituais de feitiçarias de grupos que acreditam que a cabeça deles tem ouro. Dois homens carecas foram mortos para que as partes dos corpos fossem usadas em rituais, segundo informações do site português Público. 

Uma das duas vítimas teve a cabeça decapitada e órgãos removidos. "A crença está no facto de muitos acreditarem que a cabeça dos homens carecas contém ouro", explicou Afonso Dias, chefe de polícia local em Milange, na Zambézia, onde aconteceram os crimes.

Até agora, dois suspeitos foram presos por possíveis ligações com os crimes. A localidade de Milange teve policiamento reforçado e também tem relatos de casos de perseguição a albinos, que muitas vezes também terminam em morte.

Porta-voz da polícia nacional, Inácio Dina tratou do caso em uma coletiva de imprensa. "As motivações destas pessoas vêm das superstições e da própria cultura: a comunidade pensa que os carecas são ricos", diz ele. 

As autoridades acreditam também que os rituais envolvam curandeiros. Eles pedem para que os clientes entreguem cabeças de careca para realização de um ritual que promete aumentar a fortuna da pessoa.