Em um dia, cinco suspeitos são presos na Bahia com ajuda de reconhecimento facial

Segundo a SSP, é o recorde de prisões num único dia com uso do sistema

  • D
  • Da Redação

Publicado em 23 de julho de 2022 às 08:53

. Crédito: Divulgação

Cinco pessoas foram presas com ajuda de reconhecimento facial na Bahia na sexta-feira (22), o que é um recorde para um único dia, segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP). Foram quatro prisões em Salvador e uma em Itabuna, no sul do estado. 

Segundo a SSP, o recorde anterior de prisões em um único dia com uso do sistema era de três - nos dias 28 de junho e 2 de julho deste ano.

A primeira prisão foi em Itabuna,onde um homem acusado de assassinato foi preso pela manhã. Ele tinha um mandado expedido pela Vara Criminal de Itapetinga e foi abordado por equipes do 15º Batalhão da Polícia Militar. O preso foi levado para a 6ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Itabuna) para cumprimento do mandado.

As outras quatro prisões foram na capital baiana, entre 10h e 16h, todas em pontos diferentes. Os homens tinham mandados de prisão expedidos pelas comarcas de Salvador, Feira e Lauro de Freitas. Todos os quatro são acusados de participação em roubos.

Nos flagrantes em Salvador e no município de Itabuna, o sistema apontou semelhança acima de 90%. Equipes do Centro Integrado de Comunicações (Cicom), acionaram então as equipes da Polícia Militar mais próximas dos suspeitos. Após verificação de documentos, os procurados foram conduzidos e os mandados cumpridos.

"A Bahia é referência, no Brasil, na utilização do Reconhecimento Facial. Com investimento de 665 milhões de reais, até o final de 2023, a polícia utilizará a ferramenta em 78 cidades baianas", afirma o secretário da Segurança Pública, Ricardo Mandarino.