Em vídeo, 4º árbitro desmente versão de federação para impedir Atletiba

Atlético-PR e Coritiba se negaram a jogar o clássico no último domingo (19)

  • D
  • Da Redação

Publicado em 20 de fevereiro de 2017 às 11:09

- Atualizado há um ano

Em áudio original da transmissão do clássico entre Atlético-PR e Coritiba, conseguido com exclusividade pela Folha de S. Paulo, o quarto árbitro da partida, Rafael Traci, afirma que não podia iniciar o jogo enquanto houvesse a transmissão pela internet, alegando que ela não era feita pelos detentores de direitos de transmissão do campeonato. A versão é diferente do que foi dito pelo presidente da Federação Paranaense de Futebol, Hélio Cury, de que o impedimento havia ocorrido apenas pelos profissionais não estarem credenciados para a partida.

Em meio à transmissão on-line anterior ao pontapé inicial, o juiz do jogo afirmou ainda que a suspensão foi uma ordem “do presidente Hélio Cury”. “O pessoal não pode transmitir porque não é a detentora do campeonato”, afirmou Traci à beira do campo. “É isso que a gente recebeu de informação. Se eles continuarem [funcionários da transmissão] dentro do campo, nós não podemos ter essa partida”, completou. Atlético-PR e Coritiba se recusaram a disputar o clássico (Foto: Reprodução YouTube)Clássico

A partida do último domingo (19) acabou cancelada pelos clubes não concordarem com a decisão da federação de impedir os trabalhos dos profissionais, contratados pelos times para transmissão on-line. Os dois clubes alegaram que contrataram uma produtora independente e que a iniciativa não tinha relação alguma com outra emissora.

Como Atlético-PR e Coritiba não entraram em acordo com a TV Globo antes do Campeonato Paranaense de 2017, os jogos dos dois times não estão sendo transmitidos pela emissora. Como alternativa, os rivais decidiram exibir o clássico de domingo (19), válido pela quinta rodada, em plataformas digitais, no caso, YouTube e Facebook.

A versão inicial divulgada pela federação no domingo (19), no entanto, foi outra. Segundo a entidade, a partida não poderia ser iniciada enquanto profissionais de imprensa sem credenciamento estivessem no campo de jogo, independente de quem detivesse os direitos de transmissão do jogo. “Deveria ser feito um credenciamento 48 horas antes da partida. O nosso posicionamento está bem claro: está proibido”, afirmou o presidente Hélio Cury.

Em entrevista ao canal ESPN, Cury alegou ainda que se for remarcado outro clássico e os profissionais estiverem credenciados, a federação não impedirá a transmissão via YouTube e Facebook. “Tem jogo (se os profissionais se credenciarem), claro que tem. Se tiver algum problema maior, vamos discutir na frente. Agora, a federação não pode deixar gente descredenciada senão vira baderna”.

A reportagem da Agência Folha tentou novamente entrar em contato com o presidente Hélio Cury para comentar o teor do que foi dito pelo quarto árbitro. Porém, ele não atendeu as ligações. Ainda no domingo (19), a federação soltou um comunicado oficial falando novamente que a responsabilidade pelo cancelamento da partida foi dos clubes pela recusa de tirar pessoas não credenciadas de dentro do campo e que acompanhou a iniciativa de transmitir o jogo via internet.

Envolvida na polêmica pelos clubes e torcidas das duas equipes, a TV Globo, por sua vez, descartou qualquer responsabilidade sobre a decisão da federação. Em nota, as Organizações Globo relembram a falta de contrato com os dois clubes, portanto, “não temos interferência na decisão dos clubes e da Federação de não realizar a partida. Entendemos que cabe aos clubes dispor livremente dos direitos nos jogos em que se enfrentam, e estávamos cientes inclusive da transmissão via Internet”, afirma a emissora.