Em vídeo, Lima Duarte relembra momentos com Paulo José e Tarcísio Meira

Isolado em seu sítio, o ator de 91 anos falou sobre a morte dos colegas de profissão: “Pedaços de mim que se vão”

  • D
  • Da Redação

Publicado em 12 de agosto de 2021 às 20:18

- Atualizado há um ano

. Crédito: reprodução

Nesta quinta (12), o ator Lima Duarte, 91,  relembrou momentos ao lado dos amigos, Paulo José e Tarcísio Meira. Em um vídeo de sete minutos, em que se destaca sua memória muito ativa, ele falou sobre a perda dos dois atores. Paulo José faleceu na última quarta (11), em decorrência de uma pneumonia. Já Tarcísio Meira faleceu vítima da covid-19 nesta quinta.

“A morte não tem nada de espetacular. Espetacular é a vida, especialmente a desses dois, Paulo José e Tarcísio Meira! Se vai um pedaço fantástico, uma etapa maravilhosa da cultura brasileira. Descansem em paz, queridos amigos, queridos membros da minha vida, membros de mim, pedaços de mim”, escreveu Lima Duarte na legenda.

Já no vídeo, ele diz: “Trabalhava no teatro de arena em 1961 e estava ensaiando uma peça do Chico de Assis, pessoas lindas do teatro, quando vi um rapaz. Ele tinha chegado do Sul e ficou ali, no teatro, se apaixonou pelas ideias. Eu trabalhava lá quando o Paulo José ficou morando no teatro de arena”, lembra.

Sobre Tarcísio, Lima Duarte lembrou de alguns personagens do amigo e também do Troféu Imprensa. “Quando eu fiz o Sassá Mutema, em 88 ou 89, eu ganhei todos os prêmios de ator. Todos. Aí eu fui receber alguns deles, como o Trófeu Imprensa, super importante, e disse: ‘gente, é injusto esse prêmio. Esse ano, quem deveria ganhar todos os prêmios é o Tarcísio Meira’, pelo seu personagem em Grande Sertão: Veredas. Ele fez Hermógenes de forma espetacular. E fez também no mesmo ano o Capitão Rodrigo, de O Tempo e o Vento. Foi lindo de ver”.

Para finalizar, o ator dez uma despedida. "Lá se vai um pedaço fantástico da cultura brasileira. Eles foram maravilhosos e pautaram a nossa cultura com as suas personalidades e necessidade de busca. Descansem em paz. Já já eu estou por aí".

Confira o vídeo completo: