Emagrecer? Ficar forte? Mais saudável? veja qual atividade física ideal para seu objetivo

A escolha de uma atividade física da qual se gosta é essencial para obter os melhores resultados

Publicado em 12 de março de 2017 às 07:03

- Atualizado há um ano

Dado o adeus a fevereiro e às mudanças de hábitos com a saúde e corpo durante o Carnaval e as férias, o momento agora é o de correr atrás do prejuízo causados pelas farras gastronômicas e etílicas e escolher a melhor atividade física. Os benefícios da prática regular de esportes são conhecidos e num país em que os problemas causados pela obesidade e sedentarismo só fazem crescer não há desculpas para ficar parado. O servidor público Franz Mônaco, 35 anos, decidiu retornar aos exercícios físicos em uma academia, em Salvador, após um ano de inércia. “Estou vindo agora porque pretendo levar a sério", garante. Com o fim das festas, ele espera treinar cinco vezes por semana. “Melhora o humor, a disposição e saúde”, justifica. O servidor público Franz Mônaco aproveitou o fim das festas para voltar à academia (Foto: Vinicius Gericó/CORREIO)Para quem nunca esteve em uma academia ou não pratica atividade física, a recomendação é a de procurar um profissional de Educação Física para fazer uma pré-avaliação. Depois desta etapa é decidida a melhor atividade para o objetivo pretendido.

AcademiasNas academias e centros de esporte, a procura costuma crescer no período pós-festas, quando as aulas e rotina de trabalho começam a ficar mais regulares. “Normalmente quem procura a academia nesse período são as pessoas que querem perder peso ou melhorar a forma física. Para quem retorna, há um tempo médio de 30 dias para adaptação ao treino”, pontua Vitor Costa, personal training. 

TESTE: DESCUBRA A ATIVIDADE FÍSICA IDEAL PARA VOCÊ!

Mas há outras alternativas, como caminhadas e corridas na orla, vôlei e futebol nas praias, natação nos clubes e danças nos salões. Cada uma destas atividades tem benefícios específicos e ajudam no sentimento de bem-estar físico e psíquico. O importante é descobrir qual delas é a mais indicada e a que mais dar prazer para garantir que a ginástica terá continuidade.

Para quem frequenta a academia, o personal e professor de Educação Física, Marcos Brasil, sugere diversificar as atividades. “Sempre recomendo aos meus alunos a conhecerem outras modalidades, porque aí não entra em uma rotina e nem cansa", diz, antes de completar: "Podem optar por dança, pilates, natação e tantas outras. O mais importante é sempre fazer o que gosta e sente prazer, assim se obtém melhores resultados”.