Emergência pediátrica é inaugurada com capacidade para 1,5 mil atendimentos em Pirajá

Estrutura funcionava para serviço ambulatorial antes da mudança

  • Foto do(a) author(a) Gil Santos
  • Gil Santos

Publicado em 2 de setembro de 2020 às 13:04

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Gil Santos/ CORREIO

Os moradores de Pirajá receberam uma nova unidade de saúde nesta quarta-feira (2). A Emergência Pediátrica é uma novidade no bairro, tem capacidade para 1,5 mil atendimentos por mês e começou a operar a partir de hoje. O governador Rui Costa realizou a inauguração oficial e disse que o foco nas crianças vai ajudar a aliviar a demanda da Unidade de Emergência de Pirajá para adultos, que fica ao lado.

“É uma estrutura ampliada e requalificada focada no atendimento de pediatria. Essa é uma região afastada da cidade e para quem é pai ou mãe essa é uma ação que chega em boa hora. Ela vai oferecer um suporte completo. Aqui, serão atendimentos de emergência. Já o atendimento rotineiro, como consultas, será feito na Unidade Básica de Saúde que vamos inaugurar na semana que vem”, afirmou. Local fará atendimentos apenas de emergência e regulação (Foto: Gil Santos/ CORREIO) A nova estrutura fica na rua Oito de Novembro, uma das vias mais movimentadas do bairro, tem cinco leitos pediátricos, dois consultórios, e uma sala de sutura. São 60 profissionais atuando. O diretor-geral da unidade, Erenilton Café, disse que no local não haverá consultas pediátricas nem atendimento clínico. Ele foi construído para atender especificamente casos de emergência e patologias específicas que necessitem de regulação, como tuberculose, covid-19, diabetes e hipertensão.

“Pirajá é o terceiro maior bairro de atendimento no SUS em nível de emergência pediátrica. A maioria dos casos que atendemos aqui é de pessoas com problemas socioeconômicos e que, muitas vezes, não tem dinheiro para pegar um transporte para outra localidade circunvizinha. Então, isso vai diminuir esse impacto logístico e agregar um atendimento de dignidade para a comunidade”, disse. São cinco leitos, dois ambulatórios e uma sala de sutura (Foto: Gil Santos/ CORREIO) O prédio usado para construir a Emergência Pediátrica fazia atendimentos ambulatoriais antes da reforma. A Secretaria da Saúde resolveu fazer a mudança depois que percebeu aumento no número de casos de crianças precisando desse tipo de socorro.

Já o serviço ambulatorial vai funcionar na Unidade Básica de Saúde que está prevista para ser entregue na próxima semana. Ela também em Pirajá e fará consultas e atendimentos preventivos como já acontece nas unidades do IAPI, San Martim, Imbuí e Armação entregues pelo governo do estado.

Alguns moradores foram até a nova emergência pediátrica assistir à inauguração. A recepcionista Manuela Souza, 32 anos, tem uma filha de 5 anos e contou que a menina já precisou de atendimento de emergência.

“Ela caiu e teve um corte muito feio na perna. Eu fiquei desesperada. Assim como minha filha, eu tenho sobrinho e vizinhos que já tiveram que ser socorridos por algum motivo. É bom saber que eles (governo) estão inaugurando uma unidade para atender as crianças, e liberando espaço na outra unidade para atender os adultos”, contou.