Empreendedores negros contam suas experiências em mesa-redonda

Evento "Afroinovação" foi realizado no Aeroporto de Salvador, nesta segunda-feira (26)

  • D
  • Da Redação

Publicado em 26 de novembro de 2018 às 22:37

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Will Recarey/Divulgação

Quando estava em processo de formação, a maquiadora Maili Santos, criadora do Studio Móvel, negócio especializado em maquiagem para mulheres negras, encontrou dificuldades de achar tutoriais para mulheres de pele escura. Ao se deparar com uma sala cheia de modelos de pele e olhos claros durante um curso, ouviu do professor que “mulher preta não vende”. Indignada, deixou a sala decidida a maquiar não as modelos, mas as irmãs dela. Esse foi o primeiro passo para seu negócio.

Assim como a busca por representatividade motivou Maili, existem outros casos semelhantes de sucesso em Salvador. As empresárias Najara Black, da grife N Black, Jacqueline Bastos, da Abebê Cosméticos Artesanais, e Cecília Cadile, uma das sócias do Instituto Matamba, também viram no empreendedorismo voltado para o público afro uma saída para a sobrevivência. Elas contaram suas experiências na mesa redonda “Empreendedorismo Afro e Economia Criativa” nesta segunda-feira (26), durante o evento “Afroinovação”, uma iniciativa para estimular novos negócios e celebrar o mês da Consciência Negra, no Aeroporto de Salvador.

Foi justamente para dar visibilidade à produção criativa feita por afrodescendentes que o CORREIO realiza há quatro anos o Afro Fashion Day, evento de moda negra que teve a sua 4ª edição realizada no sábado (24), no Museu Du Ritmo.. A iniciativa foi apresentada pela editora chefe do veículo, Linda Bezerra, que revelou que o evento se baseia em pilares como Legado Social, Representatividade e Expressão Regional.“A economia do futuro é aquela que é boa para todo mundo: para quem está promovendo, para quem está consumindo e para quem está apoiando”, comentou sobre a contemporaneidade do evento.A mesa-redonda também contou com a participação do intelectual e professor universitário Hélio Santos, diretor de relações institucionais do Vale do Dendê, parceiro do Aeroporto de Salvador na realização do evento. Ele salientou a importância de se apoiar iniciativas na área. “Eu acho que a economia criativa, que é o que respira essa cidade, precisa ser melhor engendrada, no sentido de aproveitar talentos. Salvador é uma exportadora de talentos”, disse ele, salientando que a maioria da população é negra.

Sensibilização O Afroinovação faz parte de uma série de eventos promovidos pelo Aeroporto de Salvador em parceria com o Vale do Dendê em comemoração ao Mês da Consciência Negra. Além da mesa-redonda, também aconteceu um talk-show sobre turismo étnico.

Ainda fazendo parte das comemorações, está em cartaz no aeroporto a exposição “Adereços e Luxos do Axé", do fotógrafo Genilson Coutinho. A mostra, que está na área de check-in e em frente ao embarque doméstico, revela a beleza, o encanto e o sincretismo que fascinam baianos e turistas. A visitação é gratuita.

O diretor presidente do Aeroporto de Salvador, Julio Ribas, falou sobre a importância de promover debates sobre a questão étnico-racial: “Assim com Martin Luther King, são pessoas que espalham ideias e mudam o mundo.