Empresários declaram guerra a aumento de até 50% do IPTU em Santo Antônio de Jesus

por Luan Santos

  • D
  • Da Redação

Publicado em 11 de junho de 2018 às 18:53

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Associações empresariais e políticos de Santo Antônio de Jesus declararam guerra contra o prefeito Rogério Andrade (PSD) por conta do recente aumento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) no município, que chega a 50%. A medida foi aprovada no final do ano passado pela Câmara Municipal, mas só começou a valer este mês. 

O protesto é liderado pela Associação Comercial e Empresarial de Santo Antônio de Jesus (Acesaj), pelo Sindicato do Comércio (Sincomsaj) e pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), que decidiram recorrer à Justiça contra o reajuste. 

Além disso, 15 outdoors foram espalhados por áreas centrais do município para protestar contra o aumento. Neles, aparece em destaque a frase “o povo já não aguenta mais! SAJ contra o IPTU abusivo”, seguida pela hashtag "#IPTUNAJUSTIÇA". 

O autor da manifestação é o médico Everaldo Ferreira Junior, ex-secretário de Cultura e Juventude e atual presidente municipal do PDT. A ação tem contagiado a população, que, nas redes sociais, compartilha mensagens de protesto e memes que ironizam a medida. O prefeito tem sido o principal alvo das queixas. "Espelho, espelho meu, existe IPTU mais caro que o meu?", diz uma das mensagens espalhadas. 

Na Câmara Municipal, o vereador Chico de Dega (DEM), único integrante da oposição, lidera o movimento contrário. Ele pediu que o prefeito Rogério Andrade reabra o debate e encaminhe um novo projeto de lei para rever a alteração no valor do imposto. 

A crescente insatisfação chegou a outros vereadores que, mesmo na bancada do governo, começam a manifestar apoio à reivindicação.