Empresas de turismo no Pelourinho são alvo de operação da Polícia Federal

Houve também o flagrante de mais uma empresa que operava o serviço sem autorização

  • D
  • Da Redação

Publicado em 20 de fevereiro de 2017 às 13:10

- Atualizado há um ano

A Polícia Federal realizou uma operação na manhã desta segunda-feira (20) para combater o Câmbio Ilegal operado por empresas de turismo na região do Pelourinho, em Salvador. Segundo a PF, a operação foi iniciada para investigar empresas que estariam realizando a venda de moeda estrangeira sem autorização do Banco CentralChamada de Operação Conversão, a ação da polícia reuniu 15 policiais que cumpriram quatro mandados de busca e apreensão na sede dessas empresas. No total foram apreendidos documentos e mídias, além de diversos valores em moeda estrangeira.

Houve também o flagrante de mais uma empresa que operava o serviço sem autorização. Os documentos serão submetidos à perícia e os valores apreendidos ficarão à disposição da justiça. Os envolvidos responderão pelo crime contra o sistema financeiro nacional, que prevê pena de reclusão de 1 a 4 anos e multa. Esquema ilegalAs empresas investigadas anunciavam publicamente o serviço de Câmbio e, devido ao aumento de turistas nessa época do ano na região do Pelourinho, o serviço ilegal era realizado diariamente.

O controle realizado pelo Banco Central assegura a estabilidade da moeda e o controle de crédito, por isso a importância de realizar a fiscalização da atividade. Se essas empresas operam câmbio sem a devida autorização, o Banco Central deixa de conhecer tais dados, regulando o mercado com base em premissas inidôneas.