Empresas e empregados ganham com mais qualificação profissional

Especialistas recomendam que o trabalhador faça uma nova capacitação a cada 3 anos

  • Foto do(a) author(a) Priscila Natividade
  • Priscila Natividade

Publicado em 15 de outubro de 2018 às 06:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação/ José Mion

Qualificação constante não é mais só um diferencial competitivo. A capacitação profissional tem se tornado, cada vez mais uma exigência. Requisito, que as empresas não abrem mão. “Quem não se atualiza perde relevância, assim como quem não é visto, não é lembrado e isso é um grande risco para a carreira do profissional”, conforme destaca o  consultor de carreira e Diretor de Liderança e Gestão de Pessoas da ANEFAC (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade, Emerson Weslei Dias. 

Não dá para ficar no meio do caminho ou parar no tempo. Ainda de acordo com Dias, o ideal é que o profissional crie uma agenda anual de, no mínimo, 40 horas de treinamento, o que equivale a uma semana. “você pode usar esse tempo para participar de palestras, encontros, fazer cursos, presenciais ou online”, aconselha. No entanto, a cada três ou cinco anos vale apostar em uma reciclagem. “É bom voltar para a escola e fazer algum tipo de formação mais rigorosa, como uma especialização, pós-graduação, cursos de extensão”.

Troca

A disposição para aprender não passa despercebida pelas empresas. Isto porque, é cada vez mais estratégico o investimento que elas fazem na qualificação destes profissionais, o que pode ter um retorno positivo para os dois lados: o negócio, com a mão de obra qualificada e o profissional com seu talento reconhecido e com mais bagagem.

A cozinheira Maria Lucia Alves está no Restaurante La Pasta Gialla, localizado na Pituba, desde 2009, quando foi inaugurado. A dedicação e vontade de crescer na empresa lhe rendeu uma vivência em São Paulo, sede da rede, para experiências com os chefs principais da marca. “Junto com a minha qualificação veio também uma melhoria para o restaurante”, reconhece.

A capacitação ajudou Maria Lúcia a lidar melhor com os colegas de trabalho. “Sempre fui muito tímida, tinha medo de parecer mandona com meus colegas, mas lá entendi a importância de opinar, de orientar, de dizer como esse ou aquele prato deve ser feito para que o prato chegue perfeito até cliente”. 

Outras empresas também estão dispostas a reter este talento, tendo a qualificação como moeda de troca. No Instituto Prime, que atua na oferta de cursos de especialização na área de saúde, o reconhecimento vem em forma de um MBA para todos os gestores, como assegura um dos sócios, Eduardo Oliva. “O que notamos é uma fidelização dos profissionais, que se sentem valorizados e isso reflete no resultado. Passamos a ter pessoas mais competentes, que trabalham de forma mais objetiva”.

Demanda que chamou atenção de instituições como a Unifacs que passaram a customizar cursos para estas empresas. Segundo a coordenadora dos cursos de Pós, Verena Alcantara, Todo conteúdo é adaptado as necessidades da empresa, que podem ter aulas, inclusive, na própria unidade. “Os cursos são flexíveis nos formatos de curta duração, aperfeiçoamento, como podem também ser de pós-graduação lato sensu”. 

Atualmente, a Unifacs está desenvolvendo junto com a Clínica Amo um MBA em Gestão de Negócio em Saúde, direcionado para médicos oncologistas e hematologistas. “Para potencializar os resultados do negócio é necessário cada vez mais valorizar e capacitar estas pessoas, alinhando principalmente as diretrizes estratégicas da empresa. Esse é o ponto chave”, acrescenta.  

NÃO FIQUE PARA TRÁS

Não pare na pista  O profissional precisa buscar por qualificação sempre. Atualização não é apenas um ganho competitivo, mas uma questão de sobrevivência no mercado. E o mais imporatnte: o conhecimento nunca se esgota.  

Na hora de escolher o melhor curso  É preciso também avaliar a reputação da escola, o nível de qualidade dos professores, o conteúdo oferecido... Sempre vale o alerta de pesquisar, conversar com pessoas antes de uma decisão que certamente envolverá tempo, que ninguém tem a perder, e muitas vezes dinheiro.

Presencial ou online? O que caber no seu bolso, no seu tempo e no conhecimento que está em busca. Faça uma programação levando em conta o tempo que pode se dedicar aos estudo das matérias, elaboração de trabalhos e inclua o curso na sua rotina. 

Amplie sua visão  É legal também debater com amigos, colegas de trabalhos e profssionais da área, os temas que estão sendo levantados no curso que escolheu. Isso vai tornar mais dinâmico o seu processo de atualização, a rotina de estudos, e principlamente, melhorar o seu desempenho. 

Crescimento  Muitas áreas tem dificuldades em contratar, justamente pela a falta de qualificação. Seja esse profissional diferenciado. Estude a área que atua, veja onde estão estas oportunidades e se prepare para elas. Isso só tem a agregar, não só na sua carreira, mas provavelmente, no seu salário também. 

Network A qualificação é uma ótima maneira de aumentar a rede de relacionamentos na área que trabalha. Saiba usar isso ao seu favor: esteja próximo das pessoas. Organize seu network também participando de palestras, fóruns de discussão, grupos em redes sociais de profissionais. Agora busque as pessoas certas, não adianta sair adicionando todo mundo por aí. O network precisa ser estratégico.