Encontro com Neto eleva chance de apoio do DEM a Ciro na corrida pela Presidência

Por Jairo Costa Júnior, com Luan Santos

  • D
  • Da Redação

Publicado em 21 de junho de 2018 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

O jantar entre o prefeito ACM Neto e o ex-ministro Ciro Gomes anteontem, em Brasília, elevou as chances de um eventual apoio do DEM ao candidato do PDT à Presidência. De acordo com articuladores políticos do Palácio Thomé de Souza, o encontro varou a madrugada e serviu para quebrar parte das barreiras que afastam os democratas de Ciro, sobretudo no campo econômico. “Há ainda forte resistência a ele na cúpula do DEM, mas a conversa com Neto, a primeira em dez anos, recoloca o ex-ministro na rota do partido. Diria que, agora, as possibilidades de acordo com Ciro ou com Geraldo Alckmin (candidato do PSDB ao Planalto) se igualaram”, revelou um influente aliado do prefeito.Ponte dupla À Satélite, ACM Neto confirmou o jantar com Ciro Gomes, mas disse que não comentaria detalhes do encontro. “Como presidente nacional do DEM, é meu dever dialogar com todos, menos o PT. Por exemplo, hoje (ontem) tive uma nova e produtiva conversa com Geraldo Alckmin em São Paulo”, afirmou.

Raio-X de corpo inteiro Na reta final das costuras que definirão os rumos do DEM na corrida presidencial, o partido encomendou uma ampla pesquisa para medir o potencial eleitoral dos três candidatos com quem negocia aliança. Além de Ciro Gomes e Geraldo Alckmin, o senador paranaense Álvaro Dias (Podemos) também está no páreo, embora posicionado como azarão. “O levantamento vai muito além dos números, das intenções de voto. O objetivo é esquadrinhar o poder de crescimento de cada um deles, fatores que os aproximam ou os afastam do eleitor e os mais diferentes cenários”, informou um político democrata que integra a direção nacional da sigla.

Outra régua O resultado da pesquisa será apresentado no fim da próxima semana à Executiva do DEM em Brasília e deve balizar a escolha do candidato que receberá apoio da legenda. A ideia é que a decisão tenha como base não apenas simpatias políticas, alianças nos estados e projetos individuais. Aos principais líderes democratas, ACM Neto deixou claro que atuará como magistrado até o fim das negociações, deixando de lado convicções pessoais sobre o melhor nome, para garantir consenso ao veredito, seja ele qual for.

Duelo com BO Virou caso de polícia a guerra da prefeita de Ipiaú, Maria das Graças (PP), com a vice, Margarete Chaves, iniciada após a eleição de 2016. Ontem, Maria das Graças prestou queixa contra a rival por calúnia e difamação. Em uma rádio local, a vice acusou a prefeita de comprar cimento em volume anormal: quatro mil sacos só em fevereiro. Maria das Graças diz que foram 200. Por causa da briga, Margarete saiu do PP e perdeu o gabinete.

O quinteto Ações penais contra cinco prefeitos baianos por ilegalidades na gestão devem ser julgadas dia 28 pela  2ª Câmara Criminal do TJ. São eles: Leo Dourado (PR), de Morro do Chapéu; Ricardo Maia (PSD), de  Ribeira do Pombal; Luiz Vicente (PSD),  de Sobradinho; Ivonei Raimundo (DEM), de Aporá; e Carlos Gomes (PT), de Santa Brígida.

O PT está mentindo.  Ninguém está vendendo o pré-sal porque ele pertence à União, e não à Petrobras. Os contratos de cessão onerosa são limitados. Eles não vão explorar nem 6% da reserva total. Por não ter nenhum tipo de argumento, os partidos de esquerda mentem e tentam sabotar a votação José Carlos Aleluia, deputado federal do DEM, sobre o projeto que permite à Petrobras negociar até 70% dos campos de cessão onerosa do pré-sal na Bacia de Santos, aprovado ontem na Câmara com 217 votos a favor e 57 contra