Encosta é inaugurada na comunidade do Beco do Cirilo

Neto anunciou ainda novos investimentos e entregas nos próximos dois meses

  • Foto do(a) author(a) Carmen Vasconcelos
  • Carmen Vasconcelos

Publicado em 30 de março de 2019 às 17:44

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Marina Silva/ CORREIO

Independente do volume de chuvas que caírem em Salvador, as noites no Beco do Cirilo (Rua José Marins, na Estrada da Rainha) voltarão a ser tranquilas. Especialmente, depois das obras de contenção da encosta da área, o grampeamento do solo, a qualificação do asfalto e a colocação de corrimão no espaço, entregues pelo prefeito ACM Neto no final da manhã deste sábado (30).

A realização das obras atendeu a um compromisso antigo do prefeito com a comunidade local e representou um investimento de pouco mais de R$ 1,3 milhão, com a utilização da técnica de solo grampeado em uma área total de 1.077 m². “Nada perturba mais meu sono que as chuvas em Salvador. Nossos esforços serão sempre no sentido de preservar as vidas das pessoas, especialmente aquelas que moram em áreas de risco”, disse Neto. Vice-prefeito, Bruno Reis, e o prefeito ACM Neto foram entregar a obra (Foto: Marina Silva/ CORREIO) O prefeito lembrou que os problemas de ocupação irregular em Salvador são históricos, mas que isso não diminui a responsabilidade com a vida dos soteropolitanos."Se alguém achar que sua rua ou moradia corre risco, nos procure”, pediu ACM Neto.Ele ressaltou que entende que deixar um lar, por mais humilde que possa parecer, é uma dor, mas a Prefeitura tem realizado esforços efetivos no sentido de garantir a segurança das casas e das pessoas.

Ele lembrou que as obras na localidade do Beco do Cirilo eram uma reivindicação antiga da comunidade, que nunca viu nada de efetivo ser realizado pelo lugar. “Fui convidado a entrar em alguns lares ao lado da encosta num dia de chuva e constatei a terra casa adentro. Me coloquei no lugar dessas pessoas e decidimos que, independente dos recursos federais, faríamos o que fosse necessário para dar uma resposta à altura das necessidades da área”, explicou o prefeito.

Presente à cerimônia, o vice-prefeito e secretário de Infraestrutura, Bruno Reis, fez questão de ressaltar que Salvador, hoje, possui 218 áreas protegidas e 66 encostas que deixaram de ser zonas de risco. “Esse investimento garante segurança e tranquilidade à comunidade e o reconhecimento dos nossos esforços, por parte da população, é o combustível para que nossas obras não parem”, completou Reis.

Concluída a solenidade, o prefeito ACM Neto e o vice Bruno Reis, com o secretário da Casa Civil, Luiz Antônio Carreira, o vereador Paulo Magalhães, entre outras lideranças políticas e comunitárias, aproveitaram a presença na localidade conhecida por suas especialidades culinárias para um almoço descontraído, com direito ao prato que marca a cultura do bairro: a feijoada do Beco do Cirilo. Prefeito e vice aproveitam para almoçar na comunidade (Foto: Marina Silva/ CORREIO) Outras encostas No total, seis encostas serão entregues pela Prefeitura, dentro da programação dos 470 anos da capital baiana. Ontem (29), data da fundação de Salvador, foi entregue a encosta da Rua José Sales, na Fazenda Grande do Retiro.

Nos próximos dias, a Prefeitura entregará também as contenções das encostas localizadas nas ruas Henrique Marques e do Ocidente, ambas situadas na comunidade do Marotinho; na Rua Bom Juá, localizada às margens da BR-324; e na Rua Candinho Fernandes, na Fazenda Grande do Retiro.

Desde 2013, a gestão municipal realizou 59 obras de contenção em diferentes áreas da cidade, totalizando R$ 70,3 milhões em investimentos.