Encosta em Castelo Branco receberá geomanta de 1,2 mil m²

Ordem de serviço foi assinada nesta segunda; obras serão concluídas em 2 meses

  • D
  • Da Redação

Publicado em 15 de outubro de 2018 às 15:15

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Max Haack/SecomPMS
. por Foto: Max Haack/SecomPMS

No dia em que se inicia a Semana Nacional de Redução de Desastres, os moradores da Rua I, na 5ª Etapa do bairro de Castelo Branco, em Salvador, receberam uma boa notícia: foram iniciadas as obras de aplicação da geomanta em uma área de encosta de 1,2 mil m².

A ordem de serviço foi assinada no local pelo vice-prefeito Bruno Reis, na manhã desta segunda-feira (15), acompanhado do diretor-geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Sosthenes Macedo, demais autoridades e população.

Com investimento de R$ 188 mil, a intervenção vai beneficiar diretamente a 60 famílias. “Não há sensação melhor do que vir a uma comunidade como esta e iniciar ou entregar uma obra que vai mudar a vida dessas pessoas. Aqui em Castelo Branco, daqui a dois meses, essa geomanta vai fazer com que os moradores finalmente vivam em paz, depois de 25 anos de espera”, afirmou Reis.

É o caso de Amanda da Anunciação, 78 anos, que vive há 32 anos na Rua I. Ela relembrou a situação difícil pela qual passou durante o temporal que caiu em Salvador em 2015. “A terra desceu e invadiu aqui em casa. Tivemos que tirar muito barro e bananeiras daqui do fundo. Foi uma dificuldade muito grande. Agora, estou mais tranquila, graças a Deus”, disse, em nota divulgada pela Secom-PMS.

A vizinha Josenita Estrela, residente no bairro há mais de duas décadas, também era outra moradora animada com a geomanta. “A situação dessa encosta nos deixava assustados toda vez que chovia. Este é um momento de muita emoção pra gente, pois finalmente essa ação está sendo realizada. Agora, só temos a agradecer”, afirmou.

[[galeria]]

Balanço De acordo com o diretor-geral da Codesal, as obras devem ser concluídas em até dois meses. Com a Rua I, segundo Macedo, já são 115 áreas de risco protegidas por geomantas em vários pontos da cidade. No total, são 77 mil m² de área que receberam a técnica inovadora no país de proteção de encostas, adotada pela administração municipal desde 2015.

Com duração média de cinco anos – bem superior ao da lona comum, que é de três meses – a geomanta formada por um composto de PVC e geotêxtil, com cobertura de argamassa jateada. A estrutura impermeabiliza o talude e erosões superficiais, absorção de águas da chuva e possível risco de deslizamento do terreno.

Segundo a prefeitura, desde 2013, Castelo Branco tem recebido diversas ações para melhorar a qualidade de vida dos moradores. Dentre elas estão a entrega da Unidade de Saúde da Família (USF) Vale do Cambonas; a reconstrução do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Unidos de Castelo Branco; a modernização do sistema de iluminação em LED; a inauguração da Praça da 3ª Etapa e o início das obras de reforma de casas em situação precária – esta última através do programa Morar Melhor.