Enderson condena confusões e pede clássico ‘bem jogado’

Técnico tricolor lamentou episódios em outros Ba-Vis e espera um jogo equilibrado e decidido em campo

  • Foto do(a) author(a) Bruno Queiroz
  • Bruno Queiroz

Publicado em 10 de novembro de 2018 às 06:23

- Atualizado há um ano

. Crédito: Felipe Oliveira / EC Bahia

“Se você perguntar para grande parte do país quem foi campeão baiano, talvez as pessoas tenham dúvida. Se você perguntar da confusão, todo mundo lembra”. Com essa reflexão, o técnico tricolor Enderson Moreira fez um apelo por um Ba-Vi decidido apenas no campo, sem as cenas do primeiro clássico do ano, no dia 18 de fevereiro, quando houve briga entre os jogadores ou as da decisão do estadual no dia 8 de abril, quando o ônibus do Bahia foi apedrejado por alguns torcedores rubro-negros na chegada ao Barradão.

Em meio a um espetáculo já manchado por não mais contar com as duas torcidas no estádio - orientação do Ministério Público - o Barradão receberá a maior rivalidade do Norte/Nordeste mais uma vez neste domingo (11), às 16h, pela 33ª rodada da Série A. 

“Que seja um jogo bem disputado no campo. Eu desejo isso de verdade. Sei da rivalidade, do que acontece, mas gostaria que o jogo fosse decidido dentro de campo, com muito respeito. É uma lição que temos que passar para todos: o respeito mútuo entre os rivais. Que a equipe que consiga os três pontos faça por merecer”, deu o recado. 

O técnico tricolor concedeu entrevista coletiva no Fazendão e ainda que também tenha respondido sobre questões referentes ao jogo em si, se dedicou principalmente a pedir mais respeito entre todos, independente da rivalidade em questão. 

“Não estou defendendo uma causa. Só gostaria que a gente pudesse falar sobre futebol, o jogo bem jogado, como foi o primeiro Ba-Vi no Brasileiro. Somos adversários. Precisamos muito nos respeitar acima de tudo, como instituição, como profissionais, como pessoas. Já falei uma vez e vou repetir: não tem povo que representa maior o brasileiro que o baiano, em festa, alto-astral. É a imagem que temos que passar sempre, de boas comemorações, de respeito acima de tudo. Se houver algum pisão na bola, que possa ser falado depois e não revidado, porque todo mundo perde a razão”, finalizou.     Pontuar é preciso 

Independente da diferença de seis pontos entre as equipes na tabela, Enderson espera um jogo muito equilibrado. Por isso, fez questão de pedir muito respeito e dedicação dos jogadores para que não se deixem levar pela empolgação do torcedor. 

“Há sempre um grande equilíbrio. Às vezes uma equipe está vivendo um momento melhor, a outra equipe se supera. O que a gente tem é muito respeito, muita concentração. Que a gente possa viver esse jogo com a plenitude máxima, e é muito importante que a gente possa pontuar, pelo que a gente tem como projeto”.